Grupo de pantomima israelita pela primeira vez em Portugal


O grupo de teatro israelita Orto-Da Theatre vem a Portugal em Maio para três espectáculos, no âmbito das comemorações do 60.º aniversário da Independência do Estado de Israel.

Os seis elementos que compõem o grupo de pantomima apresentarão a sua peça, intitulada "Stones", a 08, 09 e 10 de Maio em Santarém, Montijo e Alcanena, respectivamente.

Trata-se de um espectáculo multimédia "surrealista e humorístico" que propõe uma estátua "viva" em que participam os seis actores da companhia, indicou hoje a embaixada de Israel em Lisboa.

"Stones" conta a história de umas simples pedras de granito que deveriam ser esculpidas para criar um monumento à vitória de Hitler na Europa.

No entanto, depois da guerra, as pedras verificam que são um monumento esculpido em honra dos guerreiros judeus do gueto de Varsóvia, uma estátua histórica, datada de 1948, da autoria do escultor judeu Nathan Rapoport (1911-1987).

O Orto-Da Theatre foi criado em 1996 por artistas de Telavive imediatamente após o assassínio do primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin e no auge da batalha cultural entre valores tradicionais e progressistas em Israel.

O nome do grupo reflecte a tensão entre o desejo de preservar velhas teorias conservadoras e modelos de teatro passados e a ambição de criar coisas novas.

A primeira metade da palavra, "Orto", provém da palavra "ortodoxo", que expressa a memória cultural e as raízes. A segunda parte da palavra, "Da", é retirada da palavra "Dada", que designa um movimento cultural da segunda década do século XX que explorou novos territórios da arte. Combinar as duas palavras criou uma harmonia artística.

Em hebraico, a palavra "Orto-da" divide-se em duas palavras diferentes: "Or" significa "Luz" e "Toda" quer dizer "Bom-Dia".

A companhia, cujo objectivo é criar e apresentar eventos teatrais únicos em espaços fechados e na rua, centrou-se no estudo e na representação através do uso de uma original linguagem internacional, baseada numa investigação sobre o comportamento humano.

Os actores utilizam os estilos teatrais da pantomima, Commedia dell`Arte, a arte dos palhaços, dança, circo e Pop-Art e conceberam várias peças com uma orientação social, inspiradas no complexo contexto do Médio Oriente, mas igualmente com implicações universais.

Pelas suas "performances" únicas, o grupo foi distinguido com vários prémios de teatro, tendo entusiasmado e tocado o público de muitos festivais.

Em Santarém, o espectáculo será apresentado dia 08, no Teatro Sá da Bandeira, pelas 21:45, ao passo que no dia seguinte subirá à cena do Cine-Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo, pelas 21:30, hora a que se inicia também o seu último espectáculo em Portugal, a 09 Maio, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena.
Lusa

Comments