O Festival Internacional de Marionetas e formas animadas regressa em maio à cidade de Lisboa


No Dia Internacional da Marioneta, foi divulgada a programação do FIMFA Lx19 e anunciado o vencedor do Prémio de Mérito Cultural Henrique Delgado. O Festival estará de regresso à cidade de Lisboa de 9 a 26 de maio. 
No Dia Internacional da Marioneta, que se assinalou ontem, dia 21 de março, o FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas anunciou a programação da sua 19.ª edição, que terá lugar de 9 a 26 de maio em dez espaços da cidade de Lisboa (*). Ao longo de 18 dias, será possível assistir a mais de 20 espetáculos de companhias de 12 países, incluindo Portugal, Alemanha, Dinamarca, EUA, França, Irão, Moçambique e Reino Unido.
A abertura do FIMFA Lx19 terá lugar no Castelo de São Jorge, a 9 de maio, com as Marionetas Gigantes de Moçambique; os Nudes da companhia inglesa Natural Theatre Company e os micro teatros da companhia Laitrum Teatre, que condensam cinco obras de Shakespeare em peças de 8 minutos, criadas pelos espectadores. 
Pelo FIMFA Lx19 vão ainda passar espetáculos como Hans Christian, You Must Be An Angel, dos dinamarqueses Teatret Gruppe 38; Chambre Noire, um trabalho aclamado pela crítica internacional, que aborda o universo da mulher que disparou contra Andy Warhol, sem o conseguir matar; Invisible Lands, da companhia Livsmedlet Theatre, onde o corpo humano é transformado em paisagens para personagens em miniatura; e We Are The Monsters, uma viagem através da metamorfose e da transformação, de Colette Sadler, dirigida a toda a família.
No dia 21/03 foi também conhecido o vencedor da primeira edição do Prémio de Mérito Cultural Henrique Delgado. Uma distinção que visa reconhecer personalidades, estruturas ou instituições que tenham desenvolvido um trabalho determinante na arte da marioneta e que terá uma periodicidade bianual. 
O prémio deste ano foi atribuído a João Carneiro, jornalista e crítico de teatro, que terá agora a possibilidade de editar uma publicação bilingue ou de receber apoio num projeto de investigação. O júri reconhece desta forma a importância da crítica enquanto veículo de reflexão e questionamento, funcionando como mediador entre os espetáculos e os seus criadores e o público. 
A 19ª edição do FIMFA Lx será pautada pelo contraste entre o macro e o micro e pela conjugação dos materiais mais inusitados, em espetáculos onde identidade, liberdade e memória serão temas de destaque.
O FIMFA Lx19 é um projeto d' A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. 

Festival FIMFA
Abertura no Castelo de São Jorge, Lisboa 
9 a 26 de Maio

(O FIMFA Lx19 decorre no Castelo de São Jorge, no São Luiz Teatro Municipal, no Teatro Nacional D. Maria II, no LU.CA - Teatro Luís de Camões, no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, no Teatro da Trindade, no Teatro do Bairro, no Teatro Taborda,
no Museu Nacional do Teatro e da Dança e na Cinemateca Portuguesa.   

Comments