Encontros do DeVIR 2019

Na sequência das edições anteriores o DeVIR 2019 começou a sua 5ª edição que tem como tema –
de(a)nunciar – uma palavra dúbia que, quando decomposta, pode ter diferentes significados e várias
leituras, tal como algumas quadras de António Aleixo, poeta repentista desta região, que em 2019 completaria 120 anos. Recordá-lo através do que nos deixou, é reflectir sobre a nossa identidade, um
dos objectivos deste festival internacional.
Nesta 5ª edição apresentam 41 criações, 52 reflexões por pensadores, investigadores e criadores nacionais e internacionais de diferentes áreas (dança; astronomia; teatro; política; escrita; ilustração; geofísica; cinema; fotografia; artes plásticas; linguística; cartoon) de Samuel Lefeuvre a Erna Ómarsdóttir, do activista Luaty Beirão ao chairman da UNESCO Suleiman Baraka, de Hillel Kogan em We love arabs, à dupla Sofia Dias/Vítor Roriz, que respondem a uma encomenda de criação, passando por Hélia Correia, que produziu um texto inédito, e por muitos outros que dão uso à palavra de(a)nunciar.
Uma iniciativa co-financiada pelo Programa 365 Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Faro e Câmara Municipal de Lagos, os encontros do DeVIR são organizados pela DeVIR | CAPa, estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes.


O Colóquio Denúncia e Humor, será um dos eventos de destaque no dia 23 de Março. Realizar-se-á no Auditório da Casa Memória Duarte Pacheco, em Loulé, das 15 às 18 horas, e contará com a presença de Laure Simões (França), directora editorial da associação
Cartooning For Peace; Lídia Jorge (Portugal), escritora;  Marika Brett (França), directora de recursos humanos do Jornal Satírico Charlie Hebdo; Michel Kichka (Israel/Bélgica) e Vasco Gargalo (Portugal), ambos reconhecidos cartoonistas, membros da Cartooning for Peace.


Igualmente a 23 de Março, pelas 21h30 no Cine-Teatro Louletano, apresenta-se em estreia nacional, o espectáculo Material Men Redux, de Shobana Jeyasingh Dance (Índia/UK), destacado pela imprensa internacional.

“…maravilhosamente intenso… a duplicidade entre clareza e complexidade, contraste e conexão, no seu estado puro.”  The Guardian

“…talentoso, alternando entre a força e a sensibilidade…”   The Times

“A dança de Bahoran e Subramaniam... produz uma tensão verdadeiramente cativante.
A ovação e o entusiasmo do público confirmam-no.”  Asian Culture Vulture

Comments