Esta Noite Grita-se Tchékhov



Festim de Leituras de Textos de Teatro 
Esta noite grita-se
Terceira Temporada 

Próximas apresentações:
Leitura de "O Tio Vânia" de Anton Tchékhov
Este texto, de 1894, centra a personagem de Ivan (tio Vânia) no seio de uma família que habita uma decadente propriedade rural russa nos finais do século XIX. A enorme casa de campo é pano de fundo para a asfixia de Ivan, frustração por uma vida passada em que não foi capaz de concretizar os seus sonhos nem de se afirmar perante a realidade dos factos. Projeta-se na juventude de Helena, paixão impossível e disputada por Astrov, médico e amigo da família, também ele assombrado pelo passado perdido e pelo desânimo perante um futuro incerto. Espelhando a decadência da sociedade russa daquele final de século, Tchékhov surge com uma escrita simples e despojada, que ganha uma enorme força quando dita num palco, traduzida por actores em voz alta.

Duração 1h35 
Classificação Etária M/12

Março 2019
Dia 15, Sexta-feira
Teatro da Trindade, 17h00

Dia 16, Sábado
Fábrica Braço de Prata, 21h30

Dia 17, Domingo
Biblioteca de Marvila, 16h00 



As apresentações da leitura de O Tio Vânia, de Anton Tchékhov  pelos actores Elsa Galvão, Érica Rodrigues, José Wallenstein, Nicole Damião, Nuno Nunes, Pedro Gil, Paulo Pinto e Sara Carinhas têm lugares limitados pelo que se aconselha a realizar a sua reserva com a maior antecedência possível, consoante as indicações abaixo mencionadas.

O Esta noite grita-se é uma iniciativa de leitura pública de textos de teatro que entra agora na sua 3ª temporada, tornada festim. Um festim que celebra o lugar da palavra no espectáculo teatral, o seu som, a sua musicalidade, o seu sabor, o seu cheiro. 
Começámos informalmente, no início de 2017, no Bar Irreal e na Fábrica Braço de Prata, tentado mostrar o nosso entusiasmo com a leitura crua dos textos, evidenciando o potencial do texto dramático sem recurso à encenação. Tentámos ouvir de perto as palavras dos autores, procurando, talvez, uma maneira diferente de dizer e fazer escutar. Estas leituras não obedecem por isso ao cânone de “leituras encenadas”. Queremos partilhar com o público o entusiasmo que um actor sente quando, nos ensaios de mesa, começa a descobrir os cantos e recantos do texto.

Quando os diferentes significados começam a emergir e as personagens a ganhar forma dentro da cabeça, surgindo, ainda rudes, na voz dos actores. Sabemos que um texto teatral, apresentado desta forma, é criatura frágil, desconfiada, ambígua por vezes. Mas antes assim, assumimos o risco, preparamos cada texto em conjunto com os actores e levamo-lo à cena exactamente quando temos tantas dúvidas que as precisamos de partilhar com o público.

Entradas no Teatro da Trindade e Biblioteca de Marvila: 4€
 Entrada na Fábrica Braço de Prata: 7,5€* 
*com acesso a várias actividades, exposições e concertos  

Contactos para mais informações: +351  965 422 538
Uma produção Companhia Cepa Torta

Comments