Joana Monteiro e Margarida Cabral colocam “Letras em Palco” no TCSB





A designer Joana Monteiro e a actriz, encenadora e figurinista Margarida Cabral dirigem no próximo dia 24 de Março a iniciativa “Letras em Palco: oficina de tipografia aplicada em figurinos e cenário”, em mais um dos Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

A oficina tem a duração de quatro horas (duas de manhã e duas à tarde) e destina-se a crianças entre os 5 os 15 anos. Com os miúdos, Joana e Margarida propõem-se desenhar, construir, pendurar e vestir letras, com os materiais que encontrarem pelos cantos do Teatro - na oficina, no atelier da figurinista, nos armários dos adereços, nos camarins, nos bastidores.
“Letras são signos, desenhos e formas. Têm pés, pernas, barriga e orelhas. Também têm garganta, braços, olhos… Não acreditas? Vem fazê-las connosco e verás!”, anunciam as formadoras, em jeito de desafio.
A oficina decorre entre as 11h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 16h30 e a inscrição, que pode ser feita pelos contactos habituais do Teatro, custa 15 Euros.

O Clube dos Tipos, Joana Monteiro e Margarida Cabral
Na sequência de outras actividades realizadas no âmbito dos Sábados para a Infância, esta oficina é uma proposta do Clube dos Tipos, estrutura informal fundada e gerida pela designer Joana Monteiro que reúne pessoas interessadas em tipografia. Joana é designer gráfica e faz direcção de arte. É licenciada em Pintura e Design de Comunicação (ARCA, Coimbra), fez mestrado em Design Gráfico (University of the Arts London) e estudou na Royal College of Art (Londres), onde experimentou vídeo e tipografia tradicional. Colaborou com o atelier FBA. em Coimbra durante 5 anos, é freelancer desde 2007 e tem trabalhado sobretudo com clientes da área da cultura (TNSJ, Porto; English Touring Opera, Londres; TAGV e Salão Brazil, Coimbra). Reside no Condomínio Criativo CABB, em Coimbra.
Para esta oficina em particular, conta com a colaboração de Margarida Cabral. Licenciada pela Escola Universitária das Artes de Coimbra, Margarida começou a desenvolver o seu trabalho nas artes performativas em 2006, enquanto membro do CITAC. Tem participado em exposições colectivas enquanto escultora e tem desenvolvido trabalhos nas áreas de cenografia, figurinos e adereços em vários espectáculos. Trabalhou como actriz/performer e é membro fundadora da estrutura DEMO - Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico. Desde 2008, é formadora em oficinas artísticas de Expressividades, Expressão Plástica, Expressão Dramática e Corporal, Movimento para Teatro, entre outras.

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de 19 a 25 de Março de 2018

TIPOGRAFIA | CENOGRAFIA | EXECUÇÃO DE FIGURINOS
“Letras em Palco”: oficina de tipografia aplicada em figurinos e cenário
com Joana Monteiro/Clube dos Tipos e Margarida Cabral/Demo
24 de Março de 2018
Sábado, 11h00 – 13h00 / 14h30 – 16h30
5 – 15 anos > 4 horas
Preço: 15,00 €
[Sábados para a infância no TCSB]
http://weblog.aescoladanoite.pt/?page_id=16779

informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments