Jornada de Reflexão no Meridional


JORNADA DE REFLEXÃO
TEATRO MERIDIONAL | 25 ANOS

O TEATRO MERIDIONAL convida a estar presente na Jornada de Reflexão sobre o percurso artístico da Companhia que se realizará no próximo dia 3 de Março de 2018, na Fábrica do Braço de Prata.

Após um ano de 2017 de intensa actividade programática - com a apresentação de 6 espectáculos do reportório dos últimos 10 anos e uma nova criação - chegou a hora de fazer um balanço destes 25 anos de criatividade ininterrupta, e propor uma reflexão sobre a Arte do Teatro, o trabalho do Actor e as escolhas dos Espectadores.

Data: Sábado, 3 de Março de 2018 
Horário: 10h30 - 18h30
Local: Fábrica do Braço de Prata (Marvila, Lisboa) 
A entrada é livre.


Para esta Jornada, o Teatro Meridional lançou o desafio a 8 convidados para reflectirem e apresentarem a sua visão exterior sobre o trabalho da Companhia.

Da parte da manhã, Ana Tamen (Encenadora), Carla Chambel (Actriz), Marco Medeiros (Encenador) e Teresa Faria (Actriz e Encenadora), moderados por José Rui Martins, trazem as suas reflexões sobre a construção artística nos projectos do TM. Na perspectiva DE DENTRO PARA FORA, vão comentar a aposta numa política de reportório que alia níveis artísticos elevados à abertura a novos textos literários (in comunicado do Prémio Europa Novas Realidades Teatrais, 2010), a existência de um “código genético”, as dimensões poéticas, metafóricas e políticas convocadas, e discutir o papel do actor no trabalho desenvolvido pelo Teatro Meridional. 

Partindo da evidência de que sem espectadores não há obras de teatro, é para o Teatro Meridional importante escutar também algumas vozes daqueles que têm acompanhado com atenção a concretização desse mistério, que é, sempre, a criação de um espetáculo de teatro. Da parte da tarde, Clara Silva (Professora), Helena Genésio (Programadora), Luís Filipe Rocha (Realizador) e Natália Vieira (Actriz e Professora), moderados por Miguel Abreu, são convidados a partilhar as suas impressões enquanto espectadores regulares e implicados do Teatro Meridional, numa perspectiva DE FORA PARA DENTRO.

No final dos debates, pelas 17h30, as relatoras Paula Magalhães e Cláudia Galhós farão a síntese das reflexões partilhas ao longo da Jornada. Estes conteúdos poderão ser consultados posteriormente. 

Comments

Popular Posts