Festival Internacional de Artes Performativas - Periferias 2018


De 1 a 11 de março. Sintra vai ser invadida pelas artes perfomativas durante duas semanas. Estamos a falar do festival Periferias, que nasceu há sete anos a partir de uma parceria da Câmara Municipal de Sintra e a Companhia de Teatro Chão de Oliva.

Teatro, dança, espectáculos de marioneta e música. Faz tudo parte da sétima edição do Festival Internacional de Artes Performativas. Há apresentações a acontecer nas ruas de Sintra, mas também em cafés, palácios e casas de teatro.

"O Festival Internacional de Artes Performativas em Sintra - Periferias -, é fruto do trajecto do Chão de Oliva: a preocupação de procurar, nas suas sortidas manifestações, as curiosidades das artes performativas; o estímulo que advém da heterogeneidade das formações; o empenho para alargar a circulação de espectáculos a nível nacional e internacional (numa primeira esfera entre a comunidade de língua portuguesa), partilhando experiências e atenuando distâncias e desigualdades culturais. É um festival que corrige assimetrias e incentiva uma diversidade de áreas disciplinares.

O Periferias convida preferencialmente grupos inscritos para além da fronteira lisboeta, orgulhando-se de ser, enquanto festival, um meio alternativo de divulgação do que por vezes acaba por ser abafado pela histeria da capital e marginalizado pelos próprios pares.

Ao incluirmos na programação a comunidade da CPLP, estamos não só a cultivar os elos e afectos familiares entre a comunidade, bem como a inscrever o nosso maior bem imaterial comum, a nossa língua, noutros continentes, a partir do ponto mais ocidental da Europa – Periférico na Europa mas no centro do Mundo. Estamos a prestigiar os grupos com a sua internacionalização, grupos, muitos, vindos de países ainda em desenvolvimento.

Em suma: o Periferias é um festival com Teatro, Dança, Performance, Marionetas, Música, Animação de Rua, Espectáculos de Rua, Feira do Livro das Artes Performativas, Exposições, Conversas Periféricas, Fringe (um espaço para short stories) e Oficinas. Entre estas destacamos uma Oficina Inclusiva que se destinará a crianças com diferentes patologias."

O preço dos bilhetes é de 7,50€ ou 12,50€, consoante as actividades. Também existem apresentações gratuitas.

Programa pode ser consultado aqui

Comments