Teatro Micaelense acolhe Festival de Música dos Açores - Jazzores 2017



No âmbito da programação do Festival de Música dos Açores - Jazzores 2017, o Teatro Micaelense acolherá os concertos da violoncelista Giovanna Barbati (27 de outubro), da Orquestra Angrajazz (28 de outubro), do pianista Marino Formenti (31 de outubro) e do Alban Berg Ensemble Wien (1 de novembro).

Violoncelista e gambista, Giovanna Barbati dedica-se ao repertório antigo, contemporâneo e à música improvisada. Apresenta-se frequentemente a solo, em recital, tendo, nesse âmbito, estreado diversas peças que lhe foram dedicadas. Giovanna é, há vários anos, primeiro violoncelo e solista de viola da gamba da Academia Montis Regalis, agrupamento dirigido por Alessandro De Marchi.  

A Orquestra Angrajazz é o projeto de formação da Associação Cultural Angrajazz. Constitui-se em Julho de 2002, tendo feito o seu concerto inaugural no 4.º Angrajazz. Desde o seu início, tem a direção dos músicos Claus Nymark e Pedro Moreira.  Para além de inúmeros concertos na ilha Terceira, já se apresentou em Lisboa, no Funchal Jazz, e nas ilhas de S. Jorge, S. Miguel e Graciosa. Em 2016, no 18º Angrajazz, a Orquestra interpretou na íntegra, pela primeira vez em Portugal, “The Far East Suite”, do grande Duke Ellington. É com este programa, e com os músicos convidados, Paulo Gaspar (clarinete) e Ricardo Toscano (saxofone alto), que se apresentará no Teatro Micaelense. Este  concerto conta com o patrocínio da Açoreana Seguros.

A combinação rara de emoção e inteligência em Marino Formenti definem-no como um dos músicos mais interessantes da sua geração. Na sua actividade, o foco no repertório contemporâneo vai amiúde de par com uma reflexão sobre o repertório clássico e sobre as conexões entre os diferentes estilos e backgrounds musicais, incluindo música exterior à tradição ocidental e formas de música popular. Elogiado pelo Los Angeles Times como “um Glenn Gould para o séc. XXI”, o seu gosto por experimentar combinações novas e inesperadas levou-o a desenvolver projetos únicos e formatos alternativos de concertos.

Apresentar programas de concerto estimulantes e adequados ao nosso tempo; convidar o público a juntar-se às suas viagens artísticas de descoberta; e comunicar a música de um modo aberto ao mundo, sem concessões e de forma poética: são estes os fios condutores de sete músicos, ao reunirem-se sob o nome de Alban Berg Ensemble Wien. O conceituado Quarteto Hugo Wolf, a pianista Ariane Haering, assim como a flautista Silvia Careddu e o clarinetista Alexander Neubauer (ambos da Orquestra Sinfónica de Viena) criaram, em 2016, este Ensemble, ao qual a Fundação Alban Berg emprestou o seu nome. O agrupamento apresenta-se no Teatro Micaelense com um programa que inclui obras de Schubert, Anton Von Webern, Lucas Haselböck e Brahms.

O Festival de Música dos Açores - Jazzores 2017 é uma organização da Associação Cultural Jazzores, em coprodução com o Teatro Micaelense.

Cada concerto tem um preço de 10 euros, havendo um preço especial de 20 euros para todos os espetáculos. Os descontos, incluindo os aplicáveis aos bilhetes comprados individualmente (Cartão de Espectador Frequente [20%] e de Cartão Interjovem [50%]), são aplicáveis apenas na bilheteira do Teatro Micaelense.

Comments

Popular Posts