Teatro de Vila Real com programação de Outono


O último trimestre de 2017 inicia com a 14.ª edição do Douro Jazz e um cartaz desafiante, que inclui as cantoras Maria João e Carmen Souza. Neste período, merece ainda particular destaque a estreia absoluta de ‘Barro’, um espectáculo original produzido pelo Teatro de Vila Real que assinala o primeiro aniversário da inscrição do Barro de Bisalhães na Lista de Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Outubro começa com o Douro Jazz. Na sua 14.ª edição, o festival segue duas linhas de programação que entretecem vozes femininas com a composição e instrumentação virtuosas de jovens talentos nacionais. Maria João (com Budda Power Blues), Beatriz Pessoa e Carmen Souza, por um lado, e Bruno Pernadas e João Barradas, pelo outro, são os condimentos para duas semanas de grande música.

O trimestre tem como pontos altos a apresentação das duas criações originais produzidas no âmbito do projecto Algures a Nordeste: ‘Vestígio’, a partir do espólio fotográfico transmontano de Georges Dussaud, e ‘Barro’, uma estreia absoluta do Teatro de Vila Real que assinala o primeiro aniversário da inscrição do Barro de Bisalhães na Lista de Património Cultural Imaterial da UNESCO.

No teatro, merece destaque a peça ‘Lear’, uma co-produção Teatro Nacional D. Maria II / Primeiros Sintomas, no âmbito da Rede Eunice, a partir da obra de Shakespeare.



O cinema tem mais de uma dezena de sessões de qualidade, entre curtas, cinema infantil e longas como ‘Treblinka’, ‘Eu Não Sou o Teu Negro’ ou ‘A Paixão de Van Gogh’.

No Café-Concerto, há cinco propostas irresistíveis: além da já referida Beatriz Pessoa, actuam S. Pedro, Cassete Pirata, Orquestra Fina e Trêsporcento.

Outros géneros musicais têm lugar nos auditórios, com Os Azeitonas, Camané, Lula Pena ou os concertos do III Ponto de Guitarra, que este ano inclui o ‘Concerto de Aranjuez’ interpretado pelo vila-realense Paulo Vaz de Carvalho e a Orquestra do Norte.


De resto, a programação inclui várias propostas de agentes locais, como os concertos da Banda de Mateus (com o trompetista convidado Jorge Almeida) e do Conservatório Regional de Vila Real e o espectáculo de dança da PT Academy.

Neste âmbito, importa referir o evento que no final do ano une o Teatro de Vila Real e a produtora regional Look Closer Sessions. Uma selecção de artistas ocupa espaços inesperados e convida a um percurso pelos recantos do edifício. Nas Look Closer Sessions Go Live! revelar-se-á o projecto vila-realense L Pertués, dando continuidade ao intuito do TVR de encerrar o ano com o lançamento de um projecto artístico regional.

O Serviço Educativo tem, entre outras, duas propostas especiais: uma produção da Sonoscopia que propõe a interacção com um instrumento musical colectivo feito de móveis e gavetas e um Workshop Nas Férias dedicado à dança e à expressão plástica e teatral.

Toda a programação aqui

Comments