Piece for Person and Ghetto Blaster nba Culturgest



Piece for Person and Ghetto Blaster - Peça para Pessoa e Tijolo
De Nicola Gunn| Teatro | 12, 13 e 14 de outubro
Palco do Grande Auditório | 21h30
15€ · Jovens até 30 anos e desempregados: 5€

Conceito, texto, direção, interpretação Nicola Gunn
Coreografia Jo Lloyd Composição e desenho de som Kelly Ryall
Desenho audiovisual Martyn Coutts Desenho de luz Niklas Pajanti

Há uns anos meti-me numa discussão com um desconhecido porque ele estava a atirar pedras a uma pata. Ela estava a proteger os ovos. Os filhos do homem estavam a recolher pedras para ele atirar. Disse-lhe que o que ele estava a fazer era desnecessário e se não se importava de parar. Ele disse-me para não me meter onde não era chamada, ou qualquer coisa do género. Eu estava num país estrangeiro e não falávamos a língua um do outro. O que se seguiu foi um confronto irritado, agressivo e físico que não deu em nada: ele continuou a atirar pedras à pata e eu fui para casa escrever sobre isto no Facebook.

Esta é uma meditação combativa sobre a paz e o conflito, o relativismo moral e a função da arte, inspirada num incidente real. Uma mulher viu um homem a atirar pedras a uma pata e gritou com ele.
O que se segue é uma dissecação dos domínios dolorosos do comportamento humano e um percurso pelas complexidades éticas e morais da intervenção. Recheada de historietas e digressões, teoria crítica e filosófica, o texto é acompanhado por uma paisagem sonora rítmica e eletrónica e por uma coreografia atlética ininterrupta que vai do desnecessário e incongruente ao cómico e estranhamente tocante. 
Piece for Person and Ghetto Blaster desliza entre cadências, ideias e modos performativos – do teatro à dança à performance e de volta ao teatro – para desafiar a maneira como vemos a arte, o mundo, a violência e os outros.  
É uma sessão de treino físico e moral (...). Engenhoso, declaradamente divertido, profundamente inteligente e, como se pretendia, moralmente desconcertante.
Keith Gallasch, RealTime, dezembro-janeiro 2016

Pode ver um video aqui

Comments