"O Fascismo (Aqui) Nunca Existiu!" em Aveiro


O FASCISMO (AQUI) NUNCA EXISTIU!
107ª Criação
Estreia 18 de Novembro de 2017
21h30 Teatro Aveirense

Co-produçãoTeatro Aveirense

Temporada de Estreia
Teatro Diogo Bernandes de Ponte de Lima 24 nov 2017
Casa das Artes do Porto 13 - 17 dez 2017
Casa das Artes de Famalicão 19 - 20 jan 2018



"Que país era Portugal entre o final da 2ª Guerra Mundial em 1945 e o dia anterior à Revolução do 25 de Abril de 1974?

Da grande história. A pobreza, a fome, o medo, as eleições e Delgado, o movimento sindical, as greves, o primeiro de maio, a tropa, a guerra colonial, a pide, as fugas, as manifestações, as lutas, os estudantes, a oposição, o cinema, os livros, o teatro...a liberdade a não passar por aqui.

Da pequena história. Uma família numerosa, uma casa portuguesa (com certeza) pobre mas honrada. Agradecida aos governantes e temente a Deus, rezando o terço.

Diversas obras literárias, dos grandes autores portugueses, do romance, escrita teatral, ensaio e poesia, mais crónicas jornalísticas, letras/poemas que viraram canções, panfletos políticos e religiosos, pichagens, palavras de ordem, reportagens da rádio e televisão, cinema, vídeo, internet, entrevistas, testemunhos de vida..., constituem o muito material deste espetáculo e fornecerão as palavras e ações aos atores que as representarão, contando histórias pessoais e factos (reais, inventados, ficcionados, desejados ou recriados) que marcaram a História, dos grandes acontecimentos à vida do dia-a-dia dos portugueses e do mundo destes quase 30anos.

Os atores utilizarão variadas disciplinas e técnicas teatrais e outras artes de palco em diálogo/confronto com as novas tecnologias da imagem, som e digital e uma interação constante com os espectadores. O espaço de acção cénica estender-se-á por toda a sala de espetáculo. Uma peça de teatro total, onde a fronteira entre a plateia/público e palco/atores se diluirá constantemente. Os atores partilharão cenas e ações com o público que será convidado a atuar em várias cenas do espetáculo.

Este é o primeiro espectáculo de uma trilogia que o Teatro Art´Imagem vai apresentar nos próximos anos e que se denomina "A Identificação de um (o meu) País" e que aborda setenta anos de Portugal e os portugueses desde 1945 aos nossos dias.  "Os Anos que abalaram o (nosso) mundo"( 1974-1995) e "(Ai que) medo de existir!" (1996 aos nossos dias). As memórias de um país e de uma companhia de teatro que em 2022 celebrará 40 anos de actividade permanente."

José Leitão
Director Teatro Art'Imagem


Texto, Direcção e Encenação
José Leitão

Assistência de Encenação
Daniela Pêgo

Interpretação
Flávio Hamilton
Inês Marques
Luís Duarte Moreira
Patrícia Garcez
Susana Paiva

Direcção Musical
Peixe (ex-Ornatos Violeta)

Direcção Técnica, Desenho de luz e Vídeo
André Rabaça

Produção
Sofia Leal
Daniela Pêgo

 


Comments