Bruno Schiappa - o regresso do cabaret


Temas imortais de filmes e espetáculos do género Musical e outros temas que tal, sobejamente conhecidos pelo público mais adulto na voz de Diko (aka Bruno Schiappa), misturados com o humor corrosivo ou de situação, adequados à atualidade sociopolítica, a que já fomos habituados. Desde Música no Coração, Fantasma da Ópera, Hair, Mary Poppins e Rocky Horror Picture Show (entre outros) até Amy Whinehouse e Joan Baez.
7 de outubro de 2017 – sábado, às 22h30

Rua costa do Castelo, nº 7, tlf: 218855550
Entrada – 5 €
Os bilhetes são vendidos na entrada do Chapitô (nº 7 da Costa do Castelo) reservas são feitas em: festimdepan@gmail.com

Por ocasião do seu 52º aniversário, o ator Bruno Schiappa revisita o seu diminutivo de infância, DIKO, como era chamado pelos pais, avós e tios. Esse nome acompanhou-o durante vários anos e espalhou-se entre os amigos durante a infância e adolescência, enquanto as canções que ia ouvindo iam fazendo sentido e teimando em colar-se- lhe à pele. Desde temas de filmes musicais, que o ajudam a superar agruras e vicissitudes, até outros de autor que lhe deram consciência social, DIKO foi saboreando a vida entre um crescimento com altos e baixos. Depois tornou-se “sério” e tem sido desde então o Bruno Schiappa. Mas nos últimos tempos tem revisitado memórias e apresenta este
formato que resulta do seu sentido de humor e musical. Bem-vindos a este baú de canções.

Bio ATOR/CANTOR
Bruno Schiappa é um performer de carreira internacional especializado nas técnicas de O Método de Lee Starsberg e em musicais.

A FORMAÇÃO ARTÍSTICA PARALELA foi feita em Portugal/New Your/Paris com Michel; Mónica Lapa; Brenda Buffalino; Lesley Lockery; Tony Clyde; Victor Cugno e Lane Alexander. ATOR/CANTOR PROFISSIONAL DESDE 1988, Integrou o elenco da companhia de teatro, canadiana, PIGEONS INTERNATIONAL, de 2000 a 2008, nos espetáculos L’AUTRE e 5 HEURES DU MATIN. 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Ator constante nas séries, novelas e palcos nacionais, tem dado workshops de em vários pontos dos país e deu aulas regulares de dança e teatro de 1989 a 2005. Coreografou vários musicais e programas de televisão nos quais inseriu sempre sapateado. Inseriu sapateado na Marcha do beato, de 2011, que lhe valeu o prémio de melhor coreografia. Professor de Drama desde 1993 nas instalações do Chapitô.

Encontra-se a fazer um PÓS DOUTORAMENTO sendo bolseiro da FCT. É ainda DOUTORADO em Estudos Artísticos pela UNIVERSIDADE DE LISBOA; MESTRE em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; PÓS GRADUADO em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; LICENCIADO em Ator/Encenador pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa; BACHAREL em Ator/Encenador pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa; Autor de textos de Teatro e Encenador dos mesmos desde 1993; Coreógrafo
desde 1987 tendo trabalhado em vários programas de televisão. Foi assistente de Rui Horta;

PRÉMIOS:
Guia dos Teatros
Melhor Espetáculo a Solo – 2007 – (I)MORTAL;
Melhor Ator num Papel de Suporte – 2007 – FROZEN;
EGEAC – Câmara Municipal de Lisboa
Melhor coreografia – Marcha do Beato – Marchas Populares 2011
OBSERVAÇÕES: Dirigiu um workshop sobre o Método em Montreal, no estúdio dos Pigeons International e foi membro desta companhia de 2000 a 2008 integrando o elenco dos espetáculos L’Autre e 5 heures du matin; desde 1995 que trabalha as técnicas de O Método, com Marcia Haufrecht (membro do Actors’studio). Tem trabalhado em Palco, Cinema e Televisão. A sua formação em dança e sapateado foi feita em New York e Paris. A sua formação em dança e sapateado foi feita em New York e Paris; Apresentou, em Paris, a sua peça MEMÓRIAS DE UM PSICOPATA – Paris, Kyron Éspace, novembro de 1999; foi protagonista do filme Projeto Batepá, na personagem do General Gorgulho.

FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARALELA: Dança, Sapateado, Mímica, Canto, Stand Up Comedy, workshop com o Grupo Holandês STAN; Curso intensivo e em regime de residência com Eugénio Barba – ISTA/Montemor-o- Novo 1998; Especialização nas técnicas de O Método com Marcia Haufrecht (membro do Actors’ Studio) desde 1995 até à atualidade. Workshop de Teatro Físico com Thomas Mettler na Gulbenkian (2000); Workshop de técnicas psicofísicas para as artes performativas indianas com Veenapani – Convento da Arrábida, organização da Cassefaz (2007); Laboratório Intensivo de Teatro Físico com Sergei Ostrenko, na Áustria, em 2012; Workshop sobre a técnica Meisner, com John Frey, em 2012. 

Comments