"Antropocenas" no Centro Cultural do Cartaxo


ANTROPOCENAS Rita Natálio e João dos Santos Martins
Estreia absoluta Festival Materiais Diversos 2017

22/09 • 22h • Centro Cultural do Cartaxo, Rua 5 de Outubro, (cerca/around) 60m • M/14 • 6€
Conversa após o espetáculo 
Reservas de bilhetes: festival.tickets@materiaisdiversos.com 
O bilhete inclui transporte disponibilizado pela Câmara Municipal de Alacanena entre Alcanena-Cartaxo-Alcanena, que deve ser reservado até ao dia anterior ao dia de apresentação do espetáculo, através do e-mail acima indicado. Ponto de encontro Cine-Teatro São Pedro em Alcanena, às 20h30.

Partindo-se da discussão em torno do Antropoceno e da atual crise climática, mas também das cosmologias ameríndias, das etnografias multi-espécie, do racismo estrutural, do blues dos robots e de um tronco de sumaúma cortado para que humanos pudessem dançar sobre ele, Antropocenas é uma colaboração entre Rita Natálio e João dos Santos Martins com a contribuição de diversos agentes nas áreas da ecologia, dança, música, antropologia e artes visuais. Uma palestra dançada onde plantas, pedras, gatos, dildos e relva nas axilas podem ser os principais oradores, onde samambaias discutem os seus direitos jurídicos, sacos de plástico suicidam-se, animais fazem petições contra a sua extinção, jardineiros cortam cabelos de plantas, onde abraçamos ursinhos de poluição, comemos terra. Textualmente, ideias da história de arte e da antropologia contemporânea misturam-se, opõem-se, matam-se e esfolam-se para destituir certos ideais de natureza. Antropo ma non troppo.

Rita Natálio

RITA NATÁLIO (Lisboa, 1983) estudou Artes do Espetáculo Coreográfico na Universidade Paris VIII, é mestre em Psicologia (PUC-São Paulo) e faz atualmente um doutoramento duplo em Estudos Artísticos (FCSH-UNL) e Antropologia (USP) com bolsa FCT. Dedica-se à escrita, dramaturgia e performance, cruza a criação de textos e espetáculos com estudos académicos. O seu livro de poesia “Artesanato” foi nomeado para o Prémio Novos 2016 e prepara um novo livro com a chancela da (não)edições.

JOÃO DOS SANTOS MARTINS (Santarém, 1989) estudou dança e coreografia. O seu trabalho distribui-se em múltiplas colaborações, tanto em vista à produção coreográfica, com Min Kyoung Lee e Cyriaque Villemaux, quanto à interpretação de peças, com Xavier Le Roy e Eszter Salamon. A sua obra “Projecto Continuado (2015)” recebeu o prémio SPA em 2016. Em 2017 organizou o ciclo Nova—Velha Dança onde desenvolveu, juntamente com a Ana Bigotte Vieira, o projecto - Para Uma Timeline a Haver.

Conceção e curadoria: Rita Natálio e João dos Santos Martins Proposta inicial e texto: Rita Natálio 
Dança: Ana Pi, Ana Rita Teodoro, João dos Santos Martins 
Artes Visuais: Pedro Neves Marques 
Música: Winga Kan 
Assistência dramatúrgica e de ensaios: Joana Levi 
Performer-conferencista: Jota Mombaça AKA Mc Katrina 
Escultura: Alexandra Ferreira 
Luz: Eduardo Abdala 
Som: Hugo Valverde 
Consultores e autores da publicação: Renato Sztutman, Suely Rolnik, Ailton Krenak, Paulo Tavares 
Design de publicação: Isabel Lucena 
Produção: Associação Parasita 
Apoio à produção e difusão: Circular Associação Cultural 
Produção executiva: Patrícia Azevedo da Silva, João dos Santos Martins, Rita Natálio 
Coprodução: Materiais Diversos, São Luiz Teatro Municipal, Festival Temps d’Images, Centro Cultural Vila Flor 
Apoio: Fundação GDA, Goethe-Institut São Paulo 
Residências: Culturgest, O Espaço do Tempo, Materiais Diversos, Centro de Criação de Candoso, 23 Milhas, Devir Capa, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas 
Parcerias: BUALA 
Apoio Institucional: Teatro Sá da Bandeira – Santarém Agradecimentos: Rua das Gaivotas 6, Teatro Municipal Maria Matos
Registo Videográfico: André Godinho 
Registo Fotográfico: José Carlos Duarte 
Projeto apoiado pelo Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes


Comments