Portugal e Galiza vão trocar espectáculos de teatro no final do ano


Quatro companhias portuguesas e outras tantas da Galiza, Espanha, estão a desenvolver um programa de intercâmbio teatral que, a partir de Outubro, vai pôr 32 espectáculos a circular pelos palcos dos dois lados da fronteira.

Troco x Troco é o nome do projecto que envolve as companhias portuguesas A Escola da Noite (Coimbra), o Centro Dramático de Évora, a Companhia de Teatro de Braga e a Seiva Trupe (Porto). Do lado da Galiza, participam a Sarabela Teatro, de Ourense, e três companhias da Corunha: Teatro Atlántico; Teatro do Morcego; e Teatro do Noroeste (este numa co-produção com o Centro Dramático Galego).

A iniciativa tem como objectivo principal aprofundar relações entre as produções dramáticas galega e portuguesa, sejam estas profissionais ou amadoras, e promover a comunicação intercultural entre os dois países.

A ideia do projecto, que começou a ser desenvolvida no início deste ano, partiu da Consellería de Cultura, Educación e Ordanación Universitaria, através da Axencia Galega das Industrias Culturais (Agadic) e do Centro Dramático Galego (CGD), em colaboração com a Cena Lusófona-Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral.

Na apresentação do programa, que decorreu nesta quinta-feira no Porto, Anxo Lorenzo, secretário Geral de Cultura da Junta da Galiza, defendeu que urge “estreitar os laços entre a Galiza e Portugal”, uma vez que ambos os territórios estão "numa situação económica complicada, que faz com que seja preciso colaborar”.

Júlio Cardoso, fundador e dirigente da Seiva Trupe, sublinhou que o Troco x Troco se distingue de outros projectos semelhantes pelo facto de se tratar de "uma iniciativa mais organizada e sistematizada, envolvendo oito companhias”.

Em Portugal, o ciclo de espectáculos apresentados pelas companhias galegas começa no dia 23 de Outubro, no Teatro Circo, em Braga, e no Teatro Garcia de Resende, em Évora. Termina a 2 de Novembro, com representações no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, e no Teatro do Campo Alegre, no Porto.

À Galiza, o teatro português chega a 5 de Outubro, ao Pazo da Cultura, em Narón, Corunha, e despede-se a 24 de Novembro no Teatro Principal, em Ourense. Contudo, ainda haverá espectáculos de companhias nacionais durante o primeiro semestre de 2014, nos quatro palcos galegos que vão acolher este ciclo.
Ana Rocha in Público

Comments