COMPANHIA DE TEATRO DISTINGUIDA EM ESPANHA “PROMETEU” RECEBE PRÉMIO EM CIUDAD RODRIGO



Portugal foi distinguido com o prémio de melhor espetáculo para a infância da XV Feira de Teatro de Castilla y León, galardão atribuído ao espectáculo Prometeu da companhia Lafontana – Formas Animadas, de Vila do Conde.
O certame, que anualmente transforma a localidade fronteiriça de Ciudad Rodrigo na “Cidade do Teatro”, reuniu 31 companhias de 5 países, organizado pela Junta de Castilla y León. Trata-se de um projeto cultural sólido, uma referência importante para o sector de artes cénicas na Europa. Desde a sua criação, tem vindo a reforçar as relações culturais entre Portugal e Espanha, ao abrir novas vias de difusão artística, incrementando a distribuição das propostas teatrais junto de programadores de toda a Europa.
A peça Prometeu, produzida em parceria com a Casa da Música do Porto e o Festival Internacional de Curtas Metragens, apresenta-se como uma performance multimédia inspirada na tradição do teatro de sombras Indonésio, conhecido como Wayang Kulit. O espetáculo, que recorre a novas tecnologias de carácter experimental, foi objecto de estudo no pioneiro mestrado Arte do Ator Marionetista, concluído em 2012 na Universidade de Évora. As personagens são representadas por silhuetas articuladas, manipuladas sobre uma mesa translúcida retroiluminada. A cenografia utiliza como recurso principal a manipulação de areia sobre esta superfície, criando desenhos e texturas que sugerem espaços e ambientes visuais. As cenas resultantes são captadas em vídeo, tratadas informaticamente ou misturadas com outras cenas pré-gravadas, sendo depois projetadas numa tela. A sonoplastia original acompanha todos os momentos da narrativa, as vozes e ações, sublinhando os movimentos das personagens. Para além da música gravada, o som também é executado ao vivo por um sistema robótico, controlado pelo computador. O teatro, a música e a expressão audiovisual (cinematográfica, até) fundem-se em cena, criando uma única linguagem performativa. O espectáculo esteve já em cena na Casa da Música do Porto e no Teatro Municipal de Vila do Conde, sendo posteriormente apresentado em Évora, Redondela e Barcelona. Nesta edição da Feria de Teatro de Castilla y León, de entre dezenas de espetáculos apresentados, recebe finalmente o reconhecimento de público e crítica, que conferiu à companhia vilacondense esta distinção internacional. O galardão será entregue solenemente aquando da próxima realização do festival.
Agora, a companhia tem prevista uma digressão por várias cidades de Espanha, integrando igualmente um projecto de formação de espectadores
Ficha técnica e artística
Encenação e Interpretação: Marcelo Lafontana
Dramaturgia: José Coutinhas
Musical: José Alberto Gomes (apoio de Paulo Rodrigues e músicos da Casa da Música)
Assistente de encenação e operação: Sílvia Fagundes
Desenho de personagens: Luís da Silva
Desenvolvimento do sistema multimédia: Luís Grifu
Direção técnica: Pedro Cardoso
Fotografia de cena: J. Pedro Martins
Captação de vídeo: Paulo Agra
Coprodução: Lafontana – Formas Animadas
Casa da Música do Porto
Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde
Patrocínio: Câmara Municipal de Vila do Conde

Comments