Saturday, November 19, 2011

"Pinóquio" no Teatro Politeama

A história de Pinóquio, criada no século XIX pelo autor Carlo Collodi, sobre um boneco de madeira que queria ser um menino de verdade, foi adaptada por Filipe La Feria para um musical que estreará no sábado em Lisboa.

Era uma vez um velho carpinteiro de seu nome Gepeto que constrói um boneco de madeira muito bonito e dá-lhe o nome de Pinóquio. À noite, pede às estrelas para que o seu boneco se transforme num menino de verdade. Enquanto Gepeto dorme, Pinóquio recebe a visita da Fada Azul que dá vida ao boneco e promete-lhe que se ele se portar bem, o transforma num menino de carne e osso, fazendo do Grilo Falante a consciência de Pinóquio. Na manhã seguinte, quando Gepeto acorda, fica radiante de alegria e inscreve Pinóquio numa escola. No seu primeiro dia de aulas, Pinóquio encontra pelo caminho Estrambólico que o alicia para trabalhar no seu circo, além da Raposa Marilu e do Gato Gastão que o convencem a conhecer a Ilha da Diversão da Rebeca Vilã, onde ninguém trabalha. Pinóquio, que é muito aventureiro, esquece-se de consultar a sua consciência e segue viagem numa carroça, puxada por uns burrinhos muito infelizes. Ao chegarem, Pinóquio vê que na ilha tudo é muito bonito, cheio de doces, cores e jogos.

Enquanto brinca, percebe que lhe estão a crescer as orelhas e um rabo de burro no seu corpo. Fica muito assustado e chama pelo Grilo Falante. O Grilo pergunta então a Pinóquio o que estava a fazer na ilha e Pinóquio mente. Porém, a cada mentira, o seu nariz cresce cada vez mais e o Grilo não sabe como ajudar o seu amigo. Os dois descobrem que as crianças que vinham para aquele lugar eram transformadas em burrinhos. Resolvem pedir ajuda à Fada Azul que os salva daquela humilhante situação, enviando uma águia para os resgatar.

Quando volta para casa, Pinóquio não encontra Gepeto e vai à procura dele. Pinóquio entra no mar e pergunta a todos os peixinhos que encontra se conheciam a baleia Monstro até ser engolido por ela. Dentro da barriga do Monstro, encontra Gepeto. O Grilo Falante tem a ideia de fazer uma fogueira na barriga da baleia. A baleia espirra com tal força, por causa do fumo, que os expele aos três. Quando regressam a casa, a Fada Azul como recompensa pela valentia e lealdade de Pinóquio, transforma o boneco num menino de verdade.

Com Joel Branco, Ana Rita Dionisio, Sara Cabeleira, Hugo Goepp, Sérgio Lucas, Bruna Andrade, etc, numa encenação de Filipe La Féria no Teatro Politeama.

No comments: