Câmara quer demolir Teatro Maria Vitória







A Câmara de Lisboa quer demolir o Teatro Maria Vitória e construir uma sala de espetáculos maior naquele local, segundo a proposta de Plano de Pormenor para o Parque Mayer aprovada quarta feira em reunião de câmara.
Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia, que quando confrontado quarta feira com o assunto pelo vereador Pedro Santana Lopes não respondeu, acabou por confirmar: «Vai tudo abaixo e constrói-se um novo».

Contactado pela Lusa, o arquiteto responsável, Manuel Aires Mateus, explicou: «aqueles edifícios já não têm hipótese de recuperação. Este será maior, até porque aquelas eram salas muito pequenas e não daria para rentabilizar».


Localização
Travessa do Salitre/Parque Mayer

Data
1922

O teatro Maria Vitória, idealizado por Luís Galhardo, foi o primeiro teatro construído no Parque Mayer. De início, um edifício de madeira, abre as portas com a revista Lua Nova, obtendo, desde os primeiros anos, grandes êxitos de bilheteira.
O golpe militar de 1926 e posteriormente a ascenção de Salazar, levam a censura aos textos teatrais. Os jogos de palavras e as metáforas passam a ser usadas como forma de iludir a censura. A primeira revista censurada, "Ás de Espadas", é apresentada, logo em 1926, permitindo-se algumas insinuações políticas ao novo regime.
Numa zona que se encontra em fase de reconversão, o Maria Vitória, é o único teatro que se mantém em funcionamento

Comments