Sunday, August 16, 2009

“Lisbon Players” em risco de acabar







O Lisbon Players, grupo de teatro de Lisboa cuja função principal é promover a língua e cultura inglesas, corre o risco de ser desalojado.
Há 62 anos que o grupo de teatro Lisbon Players está estabelecido em Lisboa e o seu local de trabalho, o Estrela Hall, na Rua da Estrela, está agora ameaçado de extinção: o governo britânico, proprietário do edifício, pretende vender o imóvel e o terreno do teatro.
O Lisbon Players, que funciona sem subsídios, encena três peças por ano, para além de organizar leituras de poesia e workshops, foi a primeira companhia em Portugal a encenar "À Espera de Godot", de Samuel Beckett em 1961, acto que lhes valeu uma intervenção por parte da PIDE. Foi também nessa década que o Estrela Hall serviu de sala emprestada ao Teatro Nacional depois de um incêndio ter danificado o Teatro Nacional D. Maria II.
O edifício, propriedade do governo britânico, fica na esquina da Rua da Estrela com a Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique - uma zona onde podemos encontrar também o Cemitério Britânico, a Igreja Anglicana e o Hospital Britânico.
Construído num quarteirão cedido pela Rainha Maria I, em finais do século 18, para as comunidades protestante e judaica, o edifício do Estrela Hall começou por ser ocupado pela Escola Protestante. Foi ainda um centro comunitário, ringue de patinagem e cinema onde foram exibidos os filmes de propaganda aliada durante a Segunda Guerra Mundial. Os Lisbon Players ocupam esta casa desde 1947. A companhia lançou agora uma petição online para reunir assinaturas.

No comments: