Monday, June 29, 2009

Monólogo com Marília Gabriela pode chegar a Portugal com Filipe La Féria







O monólogo teatral "Aquela Mulher", da autoria do escritor José Eduardo Agualusa, poderá estrear-se em Portugal no final deste ano na sequência de um acordo de princípio entre o encenador Filipe La Féria e a jornalista e actriz brasileira Marília Gabriela, a protagonista.

Filipe La Féria disse hoje ao PÚBLICO que, depois de um encontro em Lisboa, na quarta-feira, com Marília Gabriela, as partes estão “muito interessadas” em trazer "Aquela Mulher" para Portugal e que tudo depende agora de organização de calendários e condições de produção, bem como condições financeiras. “Ela é uma belíssima actriz”, comentou, depois de ter visto o monólogo, escrito para Gabriela por Agualusa e que é baseado na figura de Hillary Clinton no limiar de se tornar a mulher mais poderosa do planeta, ao assumir a presidência dos Estados Unidos.

O texto nasceu quando Hillary Clinton estava “a candidatar-se a candidata”, explica Marília Gabriela ao PÚBLICO. “Depois de ela ter perdido as primárias chegámos a ponderar se seria preciso mexer alguma coisa, mas concluímos que não. A temática é muito mais rica do que o factual”.

A peça, que se estreou no Brasil em 2008 e na qual o actor António Fagundes fez pela primeira vez a direcção de actores, poderá então chegar a Lisboa e ao Porto, no teatro Rivoli, precisou La Féria. Tal só acontecerá em Dezembro porque até lá a actriz está a gravar a nova novela da Globo, "Cinquentinhas".

Os autores planeiam também levar "Aquela Mulher" a Luanda, confirmou Agualusa.

O Teatro Municipal São Luiz chegou a mostrar interesse no projecto, segundo Marília Gabriela, mas as obras na sala principal do teatro inviabilizaram essa possibilidade.

Joana Amaral Cardoso in “Público”

No comments: