"Reconstrução" - workshop de Litsa Kiousi






eira33
apresenta

“RECONSTRUÇÃO”
Workshop de Técnica e Improvisação
com Litsa Kiousi

20, 21, 27, 28 de Maio :: 19h30 às 22h30 :: eira33

45 euros
inscrição eirageral@mail.telepac.pt

O workshop visa a criação de um território que ofereça a oportunidade de liberdade de pesquisa, de escolha e de evolução da singularidade.

Na primeira parte, será dada uma série de exercícios que envolvem elementos das técnicas Release e Klein, centrando-se sobre a compreensão da anatomia do corpo e o seu uso correcto.

Gradualmente, é adicionada informação que permite a todos, com os seus conhecimentos e capacidades, usar o vocabulário de movimento proposto, baseado numa forte teatralidade, mudanças de ritmo e dinâmicas, sentidos e níveis, com ênfase em movimento pequenos e de detalhe.

A segunda parte funciona como uma evolução da primeira, na medida em que se reconstrói o material já existente através das diversas ferramentas da improvisação. Usando o movimento, a voz, uma canção, uma pintura, um filme ou um insecto, cada um experimenta, encontra, rejeita, expande, cria a sua dimensão pessoal. Com este processo, - individualmente, a pares, em grupos - o material inicial é transformado e reconstruído.

O workshop está aberto a profissionais e não-profissionais que pratiquem actividade física.

Litsa Kiousi (1977)
Nasceu e cresceu em Atenas, Grécia, onde recebeu o seu diploma em dança da D.Grigoriadou School of Dance. Foi estudante-convidada no Teatro Carcano, em Milão. Em 2001, mudou-se para Nova Iorque para estudar no Merce Cunningham Studio e para estudar pesquisa coreográfica. Durante a sua formação, iniciou uma colaboração com o Art & New-Media collective Radical Low/Chantal Yzermans, que mantém até hoje, com ligações a Nova Iorque, Bélgica e Alemanha. Desde 2003, fixou-se em Berlim e tem colaborado, em vários festivais na Europa, com Sven Seeger (D), UnitControl/Bernard Baumgarten (LU/D), Veronika Riz (I), Horst Viral, (D), Eugenio De Mello (I). Actualmente está em digressão pela Europa com Cosmin Manolescu (RO). Em 2007, criou, com o actor Marco Wittorf e o músico/compositor Sebastian Hilken, a peça-concerto “Dream Inspector” e o solo “watching alice”, que tem apresentado em clubes, galerias e teatros em Atenas (Rebound Club), Kassel (“Temporary Home“- Documenta 12), Berlin (Brotfabrik, Schwelle7, Frühperle) e Essen (“638 Kilo Tanz und weitere Delikatessen“ Festival). Dá aulas e workshops de técnica e improvisação na Tanzakademie Balance 1 em Berlim, Danswerkhuis em Antuérpia, Norske Dansekunstnere em Oslo e N.Kondaxaki Dance Academy em Atenas.

Comments