"Os Maias" nas Caldas da Rainha





"Os Maias" com encenação de Rui Mendes e adaptação de António Torrado no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha

Escrita por António Torrado a partir do romance "Os Maias", de Eça de Queirós, esta peça, com encenação de Rui Mendes, traduz em linguagem teatral o grandioso fresco da sociedade portuguesa do século XIX e vai ser apresentada em duas sessões, às 14h30 e às 21h30, no dia 30 de Abril.

À data da sua publicação, o livro constituiu um polémico escândalo, pela autenticidade da denúncia de uma sociedade apagada e pretensiosa, por vezes reles, por vezes ridícula.

É um vasto friso de tipos caricaturais que nos surgem em forma de crónica de costumes, servindo de pano de fundo à trágica historia amorosa de Carlos e Maria Eduarda, que, com a companhia da excentricidade de João da Ega, projecção do próprio autor, constituem o trio central do drama a que Eça deu o sub-título de Episódios da vida romântica.

O espectáculo, permanecendo fiel às características originais do romance, não deixa de sublinhar a flagrante actualidade que se desprende da mesma.

Será que, nos aspectos essenciais da sociedade portuguesa, mudou assim tanta coisa nos últimos cento e tal anos? Este espectáculo poderá contribuir para esclarecer esta dúvida.

Segundo António Torrado, o objectivo não foi dar a conhecer "Os Maias", porque toda a gente já conhece a história.

Por isso, logo no início da peça é revelado um facto que no livro só aparece quase no fim, o facto do casal de apaixonados Carlos da Maia e Maria Eduarda serem irmãos.

O preço do bilhete é de 15 euros (7,5 para estudantes e seniores na sessão das 14h30).

Comments