"The Cachorro Manco Show" no D. Maria II







"THE CACHORRO MANCO SHOW"
2ª edição do Prémio de Dramaturgia António José da Silva
de Fábio Mendes
encenação de Moacir Chaves

Sala Estúdio
De 8 a 19 de Abr '09

Em cena desde o dia 8 de Abril, na Sala Estúdio, a peça vencedora da 2ª edição do Prémio de Dramaturgia António José da Silva, The Cachorro Manco Show, de Fábio Mendes, com encenação de Moacir Chaves, numa parceria Funarte, Direcção-Geral das Artes, Instituto Camões e TNDM II.

Com o objectivo de incentivar o aparecimento de novos dramaturgos de Língua Portuguesa, esta 2ª edição do prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva desafiou os participantes a responderem nos seus trabalhos à «provocação temática» representada pela obra e figura do Padre António Vieira, no ano em que se comemora o quarto centenário do jesuíta.

A peça vencedora foi da autoria do brasileiro Fábio Mendes, uma stand-up comedy de um cachorro, um homem-cão luso-brasileiro, que conta as suas histórias tentando convencer que merece ganhar abrigo e comida na casa de algum dono. Os excluídos, em diversas épocas da História, são representados neste show-sermão do mendigo com vida de cachorro.

Interpretada por Leandro Daniel Colombo, esta peça é, para o seu autor, uma forma de homenagem ao Padre António Vieira e à própria Língua Portuguesa que une o Brasil e Portugal. “Há 400 anos atrás nascia Pe. António Vieira, símbolo da integração entre Brasil e Portugal e Imperador da Língua Portuguesa. Escrever esta peça possibilitou-me dialogar e, com total despudor, editar e tirar do contexto os seus sermões, as suas histórias, o seu discurso”.

The Cachorro Manco Show permanecerá em cena até 19 de Abril.

Comments