Aguncheiras apresenta o seu 2009






O Espaço das Aguncheiras orgulha-se de apresentar os seus projectos em curso para 2009

Em Julho estreamos a nova produção: "O Rancor, exercício sobre Helena", texto de Hélia Correia, encenado por São José Lapa e Alberto Lopes.

O Rancor, exercício sobre Helena é um inspirado texto teatral de Hélia Correia sobre Helena de Tróia, as relações familiares e as fragilidades humanas. O talento de Hélia Correia aborda um dos mitos centrais do património cultural europeu, cujo desafio é lidar com as culpas do passado. A acção desenrola-se no pós-guerra de Tróia, onde uma Helena, filha de Zeus e mais bela mulher do mundo, enfrenta já os primeiros sinais de decadência física, expiando as culpas alheias de uma guerra insana, segundo a cartilha ideológica da sociedade patriarcal.

O rancor oscila entre o drama doméstico e a intriga política numa trama de relações complexas do microcosmo familiar onde a descendência, se debate entre o orgulho de uma linhagem real e a maior das culpas de uma genealogia devassa.

As fragilidades humanas justificam crimes hediondos? Guiados pelo remorso e usando de todas as matizes do rancor sarcástico, sete seres humanos vão tentar lidar com o passado, projectando um futuro onde se inscreve um património de sombras e cobranças.

No espectáculo, como na vida, a história (re) escreve-se pela perspectiva dos vencedores e tudo está bem quando acaba mal.

7 Actores magníficos, Valerie Bradell, Jorge Fraga, São José lapa Paulo Pinto, Rui Pedro Cardoso, Inês Lapa Lopes e João Paiva, perfazem o elenco.

Este espectáculo encontra-se já em fase de ensaios e pode seguir alguns dos seus encontros através do blog, http://espacodasaguncheiras.blogspot.com/


O Rancor, exercício sobre Helena, terá a sua estreia em dois espaços:
Fortaleza de Sesimbra, 3, 4 e 5 de Julho
Espaço das Aguncheiras, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de Julho, 1 e 2 de Agosto de 2009
Estará em tournée durante 2010


Continuamos também a trabalhar no projecto Palco de Oportunidades, bem como na Casa Eco Criativa e em breve teremos um site onde estes projectos poderão ser visitados.

Mais uma vez acompanhamos a Mostra de teatro escolar de Sesimbra.

Em Abril abriremos portas a uma nova iniciativa, uma exposição cuja inauguração será uma festa.

Dia 25 de Abril apresentamos São José Lapa e João Paiva numa exposição comissariada por Inês Lapa Lopes, na sala de trabalho do Espaço das Aguncheiras.

Porque os dias já estão quentes, de volta da praia, ou a caminho dela, deixe-se levar pela curiosidade e venha até ao Espaço das Aguncheiras ver GA-LINHAS e outros habitantes, sábados, entre as 16h e as 19h, até 16 de Maio.
Entrada: 1€

Um mito é ilógico, inverosímil ou impossível, talvez imoral, e, de qualquer modo falso, mas ao mesmo tempo compulsivo, fascinante, profundo e digno, quando não mesmo sagrado.
(W.Burkert in, Mito e mitologia)

Comments