Sunday, April 26, 2009

Actores portugueses nomeados em Monte Carlo










A RTP tem três séries nomeadas para concurso no Festival de Monte Carlo, o principal festival internacional de programas de televisão, anunciou ontem a estação pública.

Segundo comunicado, todos os programas nomeados são emitidas na RTP1. A saber: Liberdade 21, na categoria de Drama, Telerural e Contemporâneos, na categoria de Comédia.

Estão ainda nomeados na categoria de Melhor Actor, António Capelo e Ivo Canelas, da série Liberdade 21.

Bruno Nogueira e Nuno Lopes, de Os Contemporâneos, e João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, do Telerural, também estão indicados.

E nomeadas para Melhor Actriz estão Ana Nave e Rita Lello, de Liberdade 21, e Maria Rueff, de Os Contemporâneos.

A RTP concorreu em sete das oito categorias a concurso no grupo de Séries de Drama e Comédia (o Telerural não tem actrizes) e foi nomeada em todas.

Neste festival, a cada categoria costumam concorrer largas dezenas de produções de todo o mundo, de que são exemplo este ano Boston Legal e Lost, dos EUA.

"O facto de ser nomeado é, por si só, uma grande vitória", refere a RTP em comunicado.

Os resultados só serão conhecidos entre 7 e 11 de Junho, data em que se realiza a 49.ª edição do Festival de Televisão de Monte Carlo.

Este festival foi criado em 1961 pelo príncipe Rainier III do Mónaco, com o objectivo de "incentivar um nova forma de arte, ao serviço da paz e da compreensão entre os homens".

Em 2002, este certame foi reorganizado para incluir novas categorias por forma a reconhecer as novas tendências no sector da televisão e audiovisual.

in DN

No comments: