Teatro recebe nota de despejo





A Igreja Paroquial de S. Bartolomeu do Beato, em Lisboa, deu ordem de despejo à Associação Cultural Palco Oriental, ameaçando a colectividade com um novo processo judicial, caso não desocupe as instalações dentro de seis meses. O grupo de teatro lançou agora duas petições para tentar salvar o espaço que lhe serve de sede há mais de 25 anos.

"Quando tivermos mil assinaturas, levaremos o assunto à comissão parlamentar de cultura. Quando forem quatro mil, tentaremos que seja discutido na Assembleia da República", explicou João Meirim, presidente da Palco Oriental. Para já, recolheram perto de mil assinaturas em papel e meia centena pela Internet.

Durante mais de seis anos, Igreja e Palco Oriental lutaram em tribunal pela posse de um imóvel situado na Calçada Duque de Lafões. O prédio em questão era pertença da Associação de Serviço Social, mas deixou de ter actividade após o 25 de Abril.

A partir de 1979 passou a ser ocupado por grupos de teatro. Vinte anos depois, a Associação Serviço Social, decidiu doar o espaço à Igreja e esta recorreu aos tribunais para tomar posse do prédio. O Supremo Tribunal de Justiça deu-lhe razão.

"Foi uma má decisão da Justiça", lamenta João Meirim. O responsável vai ainda apelar à Câmara de Lisboa, para que seja cedido um espaço ao grupo de teatro. O JN tentou ouvir a Igreja do Beato, mas sem êxito.

Telma Roque in JN

Comments