"Ptolomeu" em festival brasileiro





A convite do “Festival Ibero-Americano de Teatro de S. Paulo”, evento organizado pela Fundação Memorial da América Latina, o Teatro Art’ Imagem irá deslocar-se a S. Paulo, Brasil para apresentar, a 8 de Março, o seu espectáculo “Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação”.

A 2ª edição do “Festival Ibero-Americano de Teatro de S. Paulo” decorre de 2 a 8 Março no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, na cidade de S. Paulo e, para além do Teatro Art’ Imagem (Portugal), conta com a participação de companhias teatrais do Brasil, Argentina, Espanha, Cuba, Uruguai, Bolívia e México.

Em 2008 o Teatro Art’ Imagem apresentou “Babine, o parvo”, ao qual assistiram cerca de 800 pessoas.

Cumpre assim o Teatro Art’ Imagem a sua função de divulgar o teatro português em países de língua oficial portuguesa.

A equipa que se desloca é composta por 5 elementos: José Leitão (encenador e director artístico da companhia), Pedro Carvalho (desenho de luz e director técnico da companhia), José Lopes (cenografia) e Flávio Hamilton e Valdemar Santos (actores).

O espectáculo “Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação”, com dramaturgia e encenação de José Leitão, foi concebido a partir do livro com o mesmo título, da autoria de Tchalê Figueira (Cabo Verde).

A sua estreia mundial aconteceu em Cabo Verde, a 13 Setembro 2008, no âmbito do festival de Teatro MINDELACT e estreou em temporada no Porto de 18 a 30 de Outubro no Teatro do Campo Alegre.

Interpretada em tom de comédia, esta é uma peça de teatro em que os actores, num ecléctico e multifacetado jogo de personagens e utilizando um linguagem crua e descomplexada, nos vão contando, às vezes com uma boa dose de cinismo, histórias de Ptolomeu Rodriges, marinheiro cabo-verdiano e aventureiro dos sete mares que, aparentemente, só nos fala e de uma forma despudorada, das suas picarescas proezas sexuais. Porém, as aparências (e o Teatro) iludem, porque a peça é, afinal, uma bela história de vida que nos fala de um grande amor perdido e de uma nova amizade conquistada...

Comments