Saturday, March 21, 2009

“Gota D’Água” atinge Portugal






Um musical de Chico Buarque e Paulo Pontes

Depois do estrondoso sucesso da Ópera do Malandro, a Mandrake apresenta Gota D’Água, outro grande musical de Chico Buarque.

Em 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes adaptaram a tragédia «Medeia» de Eurípedes à realidade brasileira, uma realidade dominada pela censura federal e repressão ideológica. A carga poética emocionou crítica e público e o musical tornou-se num sucesso sem precedentes. Passados 30 anos, o espectáculo volta a encher plateias com uma abordagem contemporânea, uma linguagem moderna e com novos arranjos musicais.

Joana é uma mulher corajosa e batalhadora que vive nos subúrbios de uma grande cidade brasileira, mais concretamente na Vila do Meio-Dia. Certo dia é abandonada pelo marido que a troca por uma mulher muito mais jovem e rica, filha de Creonte. Joana fica destroçada pela dor da traição, enquanto Jasão, o ex-marido, vive dias de felicidade ao lado da bela Alma, desfrutando do enorme sucesso do samba Gota D’Água, que não pára de passar nas rádios da cidade.

Cláudio Lins, actor bem conhecido do público português, é Creonte. Joana é Izabella Bicalho, uma actriz fenomenal que tem arrecadado prémios atrás de prémios no Brasil pelo seu desempenho neste extraordinário musical, também ele premiado várias vezes. O prémio Contigo, o prémio Shell ou o prémio APTR da crítica carioca, são alguns dos galardões atribuídos a Gota D’Água, um espectáculo imperdível que estreia agora em Portugal.

«O que será (à flor da pele)», «Partido Alto» «Gota D´Água», «Comadre Joana», «Vila do Meio Dia», «Paó» e «Virgem Matriaracarum», são alguns dos célebres temas interpretados ao vivo por uma magnífica banda composta por músicos de eleição. Um espectáculo emocionante, magistralmente dirigido por João Fonseca, onde mais uma vez o génio de Chico Buarque volta a estar bem evidente.

Prémio Shell
Prémio APTR
Prémio Contigo
Prémio Qualidade Brasil

«Um dos melhores espectáculos que vi nos últimos anos. A não perder!» Miguel Falabella
«Um espetáculo sem qualquer desatenção» Jornal o Globo
«Essa montagem de ‘Gota d’Água’ emociona, é quente e atrai.» Jornal O Dia

Guimarães Centro Cultural Vila Flor 1 de Maio
Lisboa Centro Cultural de Belém 6 a 9 de Maio
Estarreja Cine-Teatro 15 de Maio
Figueira da Foz CAE 16 de Maio
Porto Coliseu 20 de Maio
Faro Teatro das Figuras 23 de Maio

No comments: