Museu da Marioneta - Novos Espaços, Colecção Renovada






O Museu da Marioneta encontra-se, desde Novembro de 2001, instalado no Convento das Bernardas, constituindo-se como o primeiro e único espaço, no panorama nacional, inteiramente dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta e difusão do teatro de marionetas.
O espólio do museu tem vindo a ser progressivamente alargado e diversificado, com especial incidência, numa primeira fase, no universo nacional, integrando uma das mais significativas e completas colecções de marionetas tradicionais portuguesas.
Alargamos agora as portas ao mundo com o acolhimento, em depósito, da excepcional e vasta colecção de marionetas e máscaras do sudeste asiático e africanas do coleccionador Francisco Capelo, com mais de 500 peças, sendo agora possível ao visitante tomar contacto com exemplares de excepcional qualidade de máscaras e marionetas orientais, de Java, Bali, Sri Lanka, Birmânia, Tailândia, Índia, Vietname.
No âmbito da candidatura da EGEAC, EM ao Programa Operacional da Cultura, co- financiado pela União da Europeia, para a Valorização e Ampliação do Museu da Marioneta, reabriremos ao público no próximo dia 7 de Novembro. O projecto contemplou a ampliação e renovação da exposição permanente, o reforço das condições de segurança, o melhoramento dos espaços de acolhimento, e a adequação da antiga capela do Convento à realização de exposições temporárias e espectáculos.

Igualmente preparamos a exposição temporária “O Regresso dos Animais – Máscaras e Marionetas do Mali”, também ela com o espólio de Francisco Capelo e em parceria com o Museu Nacional de Etnologia, que estará patente ao público de 7 de Novembro a 31 de Dezembro.

A sessão de abertura ocorrerá no dia 6 de Novembro, pelas 16h30m, prolongando-se com um programa intitulado “Degustação com Marionetas”, levado a cabo pela Companhia de Marionetas A Tarumba e seus convidados.

Horário
Terça a Domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Encerra
1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Contactos
MUSEU DA MARIONETA
Convento das Bernardas Rua da Esperança, 146 1200-660 Lisboa
Tel. 21 394 28 10 • Fax. 21 394 28 19
museudamarioneta@egeac.pt servicoeducativo.marioneta@egeac.pt
www.museudamarioneta.egeac.pt http://www.servicoeducativomarioneta.blogspot.com/

informações do Museu das Marionetas

Comments