Curso de Especialização em Cenografia






Prazo prorrogado até 30 de Outubro

O Curso de Especialização em Cenografia tem por principal objectivo desenvolver os aspectos da componente prático-teórica do projectista (ou daquele que intervém no espaço da Cena) relacionados com a análise, a produção e a gestão do espaço cenográfico nas suas diferentes manifestações institucionais ou artísticas.

Objectivos
O Curso de Especialização em Cenografia tem por principal objectivo desenvolver os aspectos da componente teórico-prática do projectista (ou daquele que intervém no espaço da Cena) relacionados com a análise, a produção e a gestão do espaço cenográfico nas suas diferentes manifestações institucionais ou artísticas. O método de abordagem das matérias e a fundamentação do acto projectivo, encarado como produto e processo de concepção de um espaço de representação constituir-se-á desde perspectivas disciplinares cientificamente fundamentadas. É objectivo deste Curso, portanto, fornecer ao profissional, que deseje uma especialização em cenografia, um melhor suporte conceptual e técnico, a partir de onde este pode desenvolver em profundidade os seus estudos e as suas investigações no âmbito das diversas práticas dos espaços e das múltiplas formas de os conceber.
Este curso de especialização interessa, sobretudo ao arquitecto, ao urbanista, ao designer, mas também ao artista plástico, em suma, a todo o projectista que lida com matérias relacionadas com o conhecimento e a construção dos múltiplos espaços de representação.

Plano de Estudos
O programa do curso tem a duração de um ano lectivo constituído por 60 unidades de crédito organizado em 2 semestres a partir de um plano de unidades curriculares específicas compatível com parte das componentes lectivas dos cursos de Doutoramento em Arquitectura, permitindo integrar, sob a forma de opções, unidades curriculares dos cursos de doutoramento ou cursos de estudos avançados da FAUTL ou de outras instituições de ensino superior (depois da aprovação e validação dos respectivos créditos pelo Conselho Científico do Curso). As unidades curriculares específicas correspondem a um total anual de 40 créditos ECTS e das unidades curriculares optativas a um total de 20 créditos ECTS. Perante a circunstância do aluno poder construir o seu currículo de acordo com a lógica dos 3 ciclos de formação que a FAUTL oferece (Decreto-Lei nº. 107/2008 de 25 de Junho) o elenco das unidades curriculares oferecidas pelo Curso de Especialização em Cenografia, dadas as suas características específicas poderá eventualmente servir como parte integrante da formação para os estudos conducentes a qualquer dos graus oferecidos pela FAUTL*.

Para mais informações ir a http://www.fa.utl.pt/

Comments