Trigo Limpo em Saragoça









Golpe d'asa agigantou-se para apresentar em Tondela, antes da partida para a aventura da Expo 2008 - Saragoça, integrado na programação cultural da participação portuguesa, para celebração do dia de Portugal onde estreou a 11 de Julho e premanecerá até dia 14.

O desfile desta ave "gigante" que remete para o nosso imaginário popular e colectivo é animado por uma equipa de onze actores e músicos que interagem com a " máquina" e com o público tornando ainda mais mágica a passagem de um animal cuja riqueza simbólica apenas se esgota na capacidade imaginativa de cada um dos espectadores.

Algumas paragens povoam todo este andamento numa narrativa baseada principalmente na "imagem" e no relacionamento ora próximo, ora longínquo da equipa de animadores com o público.

Logo no início o pássaro inerte é descoberto pelo grupo de animadores que como "populares" lhe dá vida e inicia o movimento. Pouco depois o aparecimento inesperado de grande quantidade de ovos obriga a uma tentativa frustrada de os chocar. Rapidamente todos são galinhas mas rapidamente também reencontram a normalidade e o andamento. Mais uma paragem. O medo de algo grandioso, talvez o dilúvio, leva à descoberta de que apenas com os outros conseguirá continuar a caminhada.

Caminhada finalmente interrompida pelo ancestral desejo de voar: a descoberta de pares de asas leva a que cada um dos animadores tente voar. Essa tentativa leva ao abandono do pássaro-mãe e à viagem individual de cada um deixando os espectadores como que ao espelho frente ao pássaro gigante e adormecido.

Comments