XXV Festival Internacional de Teatro de Almada






Vinte e três espectáculos, de companhias de oito países, desfilam no Festival de Almada, em cena de 4 a 18 de Julho em vários espaços de Almada e Lisboa. Uma programação especial para a comemoração do quarto de século do festival de teatro mais conhecido da Grande Lisboa.
Para a celebração deste 25º aniversário a organização decidiu oferecer ao público uma prenda maior: pela primeira vez no programa do festival surge uma peça do Berliner Ensemble, o mítico colectivo teatral alemão fundado no pós-guerra (1949) pelo dramaturgo Bertold Brecht e pela sua mulher, Helene Weigel. O acontecimento vai traduzir-se em duas representações de Peer Gynt (1867), obra épica do norueguês Henrik Ibsen, sob a direcção de Peter Zadek, nos dias 12 e 13 no palco principal do Teatro Municipal de Almada.
A abertura do festival faz-se com duas estreias teatrais - "Gengis Entre os Pigmeus", de Gregory Motton, com encenação de Pedro Marques, e "Numa Certa Noite", de Luís Mestre, dirigida por António Simão - e um espectáculo de dança, "Dentro de Mim Outra Ilha", com coreografia do moçambicano Panaibra Gabriel.
Ao longo de duas semanas, o festival acolhe sete criações nacionais em estreia absoluta e, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, uma personalidade do mundo artístico será homenageada - o escolhido deste ano é o pintor e cenógrafo João Vieira.
in Público

Comments