Teatro da Garagem vai ao Rio

Ao longo do mês de Junho, o Teatro da Garagem andará de malas às costas. O espectáculo On the Road ou A Hora do Arco-íris (Sobre a ausência) – estreado a 29 de Março, no Teatro Municipal de Bragança, irá até ao Rio de Janeiro, onde se apresentará a 7 e a 13 de Junho (Teatro SESC Rio), na primeira edição do FESTLIP / Festival de Teatro da Língua Portuguesa.

Sobre a primeira encenação de Ana Palma, desta nova peça de Carlos J. Pessoa, escreveu Rui Monteiro, crítico de teatro da revista Time Out / Lisboa: «Sozinha em palco, Maria João Vicente é brilhante nos múltiplos retratos que cria, compondo Maria e os pais, o marido já morto e a amiga com uma fisicalidade emotiva, ilustrando o âmago da personagem na exposição da sua sensibilidade – direi poética – contaminada por um cinismo recalcitante e um desespero constrangido.»

Teatro Clip na Roménia
Entretanto, também a 13 de Junho, mas em Guimarães, Teatro-Clip – escrito e dirigido por Carlos J. Pessoa – será reposto nos Festivais Gil Vicente. João Carneiro, crítico de teatro do semanário Expresso, considerou que «[neste espectáculo] a unidade de todos os contrastes é fruto de uma perfeita integração entre texto, música, realização plástica, […] numa realização adulta enquanto capaz de imprimir ordem, fluência e economia às raízes [da companhia], sem tornar os materiais assépticos ou pretensiosos.». E é com Teatro-Clip que o teatro da Garagem vai viajar até à Roménia, numa parceria entre o Teatro da Garagem, o Instituto Camões (delegação romena), o Teatrul Odeon e Teatrul Act (ambos sedeados em Bucareste).
Prosseguindo esta cooperação, vai acolher, em Novembro de 2008 uma peça da nova dramaturgia romena: Amália Respira Fundo, de Alina Nelega (encenação de Mariana Camarasan).


Formações
Enquanto a companhia vai divulgando o seu trabalho recente, dentro e fora de portas, começam no Teatro Taborda os ensaios dos quatro projectos finais do curso de mestrado em Teatro, especialização em Encenação da Escola Superior de Teatro e Cinema. Adriana Aboim, Luísa Monteiro, Maria João Miguel e Paulo Lage preparam os seus exercícios finais, em estreita colaboração com a equipa técnica do Teatro da Garagem, renovando a ligação da companhia à formação de novos criadores.

Comments