Muna x 2






MUNA - Estreia absoluta, no Porto
o espectáculo que se desdobra em dois: "Muna" para a infância (M4) e "Muna" para adultos (M12)
As apresentações começam já no dia 18 de Junho no Teatro Carlos Alberto, no Porto.
Muna para a infância pode ser visto às quartas e quintas às 10h30 e 15h, e às sextas e sábados às 15h.
Muna para adultos pode ser visto às sextas e sábados às 21h30 e aos domingos às 16h.
A temporada no Porto acaba dia 29 de Junho.

Muna é o nome que damos ao que não sabemos designar, mas suspeitamos que existe. Muna é o território onde essas coisas habitam e onde a nossa lógica não se aplica. Muna é uma tentativa de definição daquilo que nos causa simultaneamente fascínio e medo. Muna é a energia que não vemos mas cujas consequências sentimos. Muna não é observável, nem mensurável, mas altera tudo à sua volta. Nas duas versões de espectáculo que criamos exploramos as reacções a Muna em idades diferentes. No que têm de comum e naquilo em que se distinguem: o medo, o desejo, a entrega ao mergulho, a fuga, a necessidade de domínio, a procura de um porto de abrigo...

Em Muna seguimos o trilho de "O Rei dos Elfos" de Goethe através das ilustrações de Júlio Vanzeler. E habitamos um espaço de geografias variáveis em que a única constante é o som. Em cena cinco actores, um músico, uma multiplicidade de personagens, um piano despido e uma bicicleta musical.

Muna para a infância
Num quarto uma criança está deitada na cama. Está doente e os pais vigiam-na. No seu sono de febre a criança mergulha num território estranho e desconhecido, onde se imagina um super-herói. Os objectos e vozes do quarto confundem-se com as personagens excêntricas desse mundo sonhado. O nosso herói vive uma aventura inesperada com um pé na realidade e outro na fantasia. Enquanto luta com o Rei dos Elfos para salvar a lua roubada, toma o xarope que o pai lhe dá.
Duração 40 minutos. Classificação etária M4.



Muna para adultos
Num quarto um pai que perdeu um filho está deitado na cama. No seu delírio de dor mergulha num território estranho e desconhecido de onde não consegue fugir. As memórias e os remorsos confundem-se com as personagens bizarras desse mundo que inexplicavelmente o interpela. Numa batalha perdida à partida, o pai tenta dominar a sua esmagadora impotência. Num mundo que foge a qualquer lógica, tenta encontrar o caminho de volta à realidade.
Duração 75 minutos. Classificação etária M12.

Muna - versão para a infância e versão para adultos
Ficha Artística:
Dramaturgia e direcção:
Ana Vitorino, Carlos Costa e Catarina Martins
Cenografia e adereços:
João Calvário, a partir de Ilustrações Originais de Júlio Vanzeler
Figurinos:
Ana Luena, a partir de Ilustrações Originais de Júlio Vanzeler
Banda Sonora Original e Sonoplastia:
João Martins
Desenho de Luz:
José Carlos Coelho

Interpretação:
Ana Vitorino, Carlos Costa, Catarina Martins, João Martins, Rui Queirós de Matos e Pedro Carreira.

Muna está em cena no Porto de 18 a 29 de Junho, no Teatro Carlos Alberto, integrado na programação do Teatro Nacional São João. Em Outubro estará em cena em Lisboa, na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II. Em Novembro será a vez do Teatro Aveirense, em Aveiro.

Rua do Bolhão, 65 - 6º
4000-112 Porto PORTUGAL

Comments