Workshop com Mário Afonso

Sábado. 24 Maio 2008. 14h00–18h00
Domingo. 25 Maio 2008. 10h00–17h00

Preço: 25€

Local: Forum Dança

Inscrições: 21 342 89 85 ou forumdanca@forumdanca.pt

"entre vistas" é o título do meu novo espectáculo que estreará em Novembro de 2008 no âmbito do Festival Temps d'Images, em Lisboa. Neste momento, em que o projecto se encontra em plena fase de consolidação conceptual e desenvolvimento formal, pretendo abrir a todos os interessados o método que dá corpo a este projecto: uma entrevista. Esta entrevista será realizada individualmente com cada participante e todo o material que daí resulte servirá de base às acções performáticas que venham a revelar-se durante estes dois dias de trabalho. M.A.

Objectivos:
- Desenvolver uma acção física que dê corpo ao pensamento partindo do material da entrevista: um paralelo que se estabelece com a actividade do bailarino que encontra no movimento a expressão do pensamento.
- Análise dos dispositivos adoptados no sentido de observar como estes poderão abrir um novo campo de possibilidades tanto para o performer como para o público.
- Partindo de uma simples relação com o espaço cénico, onde um fala e outro ouve, analisar-se-á de forma crítica este relacionamento com o palco: um faz e o outro olha.

Mário Afonso estudou artes visuais na Escola António Arroio, foi bolseiro na escola de dança Rui Horta/Pro.Dança e recebeu formação no Instituto das Artes da Holanda. Como intérprete trabalhou, entre outros, com João Fiadeiro e Miguel Pereira. Como coreógrafo destaca desde 98: o trio performance instalação “ magmatic” e o solo “ Trajectórias”. O trio “Um estado provisório” e o dueto “persona”. Os solos “O que fazer com o corpo” e “representações”. No final de 2006 estreou os solos “framework” e “fame” e, no seguimento destes dois, dá continuidade a essa pesquisa com o solo “ZOO” que completará a trilogia “framework/fame/zoo”. Em Novembro de 2008, e no âmbito do Festival Temps d’Images, estreará o seu mais recente projecto: “entre vistas”.

Forum Dança – Associação Cultural
Rua Luz Soriano, 67 – 1º dtº
1200-246 Lisboa (ao Bairro Alto)

Comments