"Só" no Trindade



O INATEL/Teatro da Trindade e a Artistes Actuels/Compagnie Sosana Marcelino apresentam

“SÓ”

6 e 7 de Junho, na Sala Principal do Teatro da Trindade às 22h00.

O Teatro da Trindade recebe SÓ, um espectáculo de dança trazido pela bailarina francesa (luso-descendente) Sosana Marcelino, que é o culminar de um trabalho iniciado pela coreógrafa desde 1996.

Neste solo Sosana Marcelino alimentou-se das suas experiências como bailarina e coreógrafa e de pensamentos sobre as peças do seu repertório: Triptic em 2000, F6, espace habité em 2001. Le moment ou jamais em 2003. Um espectáculo que questiona a identidade, a sua relação com o património espiritual e a história da dança.

Em Só, a bailarina está sozinha em palco, sem qualquer suporte a não ser a luz: o espaço cénico está vazio, o som existe apenas no uso da voz cantada e falada em Português e Francês, os trajes transformam-se em acessórios, e são utilizados na cenografia.
Ficha Técnica e Artística
Coreografia e Interpretação – Sosana Marcelino
Interpretação – Artistes Actuels/Compagnie Sosana Marcelino
Duração: 50 minutos (s/ intervalo)
Classificação Etária: M/4
Teatro da Trindade Sala Principal
6 e 7 de Junho 6.ª e Sáb. 22h
Preço 12€

Sosana Marcelino
Coreógrafa, interprete, improvisadora, professora de dança com Diploma do estado.
Cria a sua própria companhia em 1997, em França, onde é subsidiada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação, pelo Conselho Regional de Lorraine, pelo Conselho Geral de Meurthe et Moselle e pela câmara de Nancy.
Ela assina numerosas criações coreográficas entre 2000 e 2008.
Francesa descendente de pais portugueses, ela questiona os conceitos de socialização e integração relacionados com a sua dupla cultura. Actualmente, desenvolve um trabalho em torno do processo de transformação da água e explora o mundo da voz, encontrar-se-á em residência em Lublin na Polónia a partir de Setembro. Trabalha também em torno da imagem virtual com o projecto "étreintes" (“abraços”) acolhido este ano no palco digital de Montbéliard.
É membro do Grupo de Investigação do CRCC 2000-2003 na Abbaye de Royaumont dirigido por Susan Buirge. Foi acolhida no CCN, Ballet National du Rhin em Mulhouse em 2006 e no CCN, Ballet de Lorraine em Nancy, em 2000.
É recebida em residência coreográfica no Centro Cultural Pablo Picasso, Palco convencionado Jeune Public em Homécourt de 2001 a 2005 e em Neufchâteau de 1999 à 2003.
Tem projectos europeus desde 2005 com a Alemanha, o Luxemburgo e a Polónia.

Fotos de Christian Schu

Comments