"O Senhor Juarroz" no Trindade




O INATEL/Teatro da Trindade e o Pé de Vento apresentam
“O Senhor Juarroz”
A partir de Gonçalo M. Tavares, com curtos poemas de Roberto Juarroz

Estreia a 9 de Maio, na Sala Principal do Teatro da Trindade às 21h30.

Depois da sua estreia no Teatro da Vilarinha no Porto, a Sala Principal do Teatro da Trindade acolhe, para uma curtíssima série de apresentações, “O Senhor Juarroz”, espectáculo de uma das mais antigas companhias de teatro do Porto, O Pé de Vento

Sinopse
O Senhor Juarroz acha que o mundo podia ser melhor se a realidade não fosse como é. Ele é uma “personagem” que, com receio de enfrentar os outros, inventa um mundo exterior diferente da realidade e feito à sua medida, talvez como cada um de nós. Tudo o que vem de fora, da rua, é hostil e representa uma ameaça ao seu mundo interior, sobretudo quando essa realidade invasora não o deixa estar só com os seus pensamentos. Ou melhor: com os seus botões. Serão os botões do Senhor Juarroz a chave de um mundo mágico, onde tudo é real e irreal ao mesmo tempo?

João Luiz, o encenador, e o processo de criação deste espectáculo:
“O Senhor Juarroz, um dos habitantes do estranho Bairro que a sua transbordante imaginação ergueu, é particularmente fascinante. Gonçalo M. Tavares vai talvez mais longe no desenho absurdo desta personagem, ao aproximar o (aparente) «sem sentido» do seu discurso do «sentido» enigmático da poesia de Roberto Juarroz. Daí que tenhamos tido a ideia de fazer uma colagem de textos para este espectáculo: o núcleo estrutural é constituído pelos fragmentos do texto de G.M.T., mas, entre eles, intercalámos poemas de Roberto Juarroz, retirados da sua Poesia Vertical, e que funcionam como uma espécie de contraponto musical. Para dar corpo cénico ao texto narrativo, recorremos à figura do narrador/narrado, atribuindo à mulher do Senhor Juarroz a voz do poeta, a qual intervém no «mundo e no pensamento» do Sr.Juarroz.”

Teatro da Trindade Sala Principal
9 e 10 de Maio 6ª-feira e sábado às 21h30
Preço 10€
Descontos
20% - Jovens c/ - 25 anos, Seniores (+ 65 anos) e Sócios FNAC, Pin Cultura, Profissionais Espectáculo
30% - Grupos + 10 pax, Sócios INATEL

Ficha Técnica
TEXTO: Gonçalo M. Tavares e Roberto Juarroz
ENCENAÇÃO: João Luiz
CENOGRAFIA: João Calvário
MUSICA: Pedro Junqueira Maia
FIGURINOS: Susanne Rösler
DESENHO de LUZ: Rui Damas
INTERPRETAÇÃO: Patrícia Queirós e Rui Spranger
DESENHO GRÁFICO: Carla Oliveira
PRODUÇÃO: Pé de Vento

Duração 55 min
M/12


Teatro da Trindade
Largo da Trindade 7 A
1200-466 LISBOA
http://teatrotrindade.inatel.pt

Comments