Em Maio no Teatro Municipal de Almada


Teatro, Dança, Música e Ópera no TMA

Em Maio assinala-se também o regresso ao TMA da Companhia Nacional de Bailado. No dia 3, às 21h30, são apresentados três bailados de três coreógrafos de origens distintas: Front Line, do galês Henri Oguike; Lento para quarteto de cordas, do português Vasco Wellenkamp; e Cantata, do italiano Mauro Bigonzetti.

No dia 10, às 21h30, o coreógrafo Rui Horta apresenta também na Sala Principal um espectáculo criado em conjunto com João Paulo P. dos Santos: Contigo. Esta coreografia, co-produzida com o Festival d’Avignon 2006, onde se estreou, tem sido apresentada em França, nos EUA e também em Portugal, e baseia-se na técnica do mastro chinês.

Em Maio, para além da carreira da última produção da CTA (O marinheiro, de Fernando Pessoa, encenação de Alain Ollivier) e da estreia em Portugal de O ruído do Mundo entrou-me no ouvido, de Elsa Solal, encenação de Philip Boulay, o TMA apresenta espectáculos de várias áreas artísticas, interpretados por alguns dos mais conceituados músicos, cantores e bailarinos portugueses.

Camané, uma das melhores vozes do fado da actualidade, apresenta-se na Sala Principal (dia 30, às 21h30) depois de ter lançado Sempre de mim, num concerto que é um dos principais eventos desta Temporada. Outro dos pontos altos da programação musical é a apresentação (no dia 24, pelas 21h30) do Mário Laginha Trio, com um espectáculo que explora as relações entre a música e a arquitectura, e que se intitula Tempo. Nos dias 16 e 17, às 21h30, o grupo argentino Tango Quattro dará um concerto de Tango Argentino, dançado ao vivo por dois bailarinos: Julio e Veronique.

A encerrar este mês, no dia 31, às 21h30, os alunos da Escola Superior de Música de Lisboa apresentam na Sala Experimental o seu Exercício de Final de Ano, que consiste na interpretação de excertos de óperas de Purcell, Mozart e Stravinsky, com direcção cénica de Sílvia Mateus e interpretação ao piano de Francisco Sassetti. Lembramos ainda que a instalação-vídeo de Graça Sarsfield, 10’’06, está patente na Galeria do TMA até dia 25, e que às Sextas e Sábados à noite está em funcionamento a Cafetaria do TMA, com música ao vivo e entrada livre, a partir das 22h00: às Sextas-feiras Walter Lopes e Karina Granata tocam música brasileira, e aos Sábados o pianista Manuel Espírito-Santo e a cantora Marina Vucic Mourato interpretam temas clássicos americanos.

Comments