Dossier "Sally"#2: 500 jovens tentaram a sorte

O Teatro Maria Matos, em Lisboa, recebeu ontem 500 candidatas a ‘Sally’ para o musical ‘Cabaret’, que estreia a 10 de Setembro. Ao casting compareceram aspirantes ao papel interpretado por Liza Minelli no filme realizado por Bob Fosse em 1972 e que agora dá origem ao programa ‘À Procura de Sally’, na RTP 1.

O formato televisivo, produzido pela CBV, cuja estreia não está agendada, vai acompanhar os castings – o de hoje para concorrentes de norte a sul do País e o de dia 12 apenas para profissionais – e mais tarde as galas conduzidas por Catarina Furtado.

Ontem no Teatro Maria Matos a tensão estava no ar e cada uma das concorrentes tentava superar a ansiedade e os nervos da melhor forma que podia e sabia, ora enviando SMS ora tentando concentrar-se na leitura de um jornal ou revista ou entoando baixinho os temas a cantar perante o júri – Henrique Feist, que será o Mestre de Cerimónias no musical (personagem deJoel Grey) e Ruben Alves, que conduzirá a orquestra. "Sim", "mais tarde contactamos"e"não" foram as palavras proferidas pelos jurados, que deram alegria e esperança oudeitaram por terra o sonho das concorrentes.

Algumas das candidatas, sobretudo as mais jovens, levaram consigo os avós e os pais, até porque muitas, por serem menores, precisavam de autorização para concorrer. As palavras dos mais velhos eram de incentivo e também houve lugar a alguns conselhos práticos: manter a calma e a serenidade; cantar como se não estivesse ninguém a ouvir; esquecer o júri, os jornalistas e as câmaras e... seja o que Deus quiser.

"Nos dois castings [o de ontem e de dia 21] serão apuradas 50 concorrentes. Dessas serão escolhidas 20 que irão frequentar um workshop e daí sairão as dez melhores. Mais tarde a RTP fará duas galas e um júri irá eleger a ‘Sally’ portuguesa", explica Diogo Infante, director do Teatro Maria Matos, que se aventura pela primeira vez num musical.

"Procuramos uma pessoa que saiba cantar, mas também representar e dançar. Tem de ter energia e capacidade de seduzir e encantar, mas não queremos que seja uma imitação da Liza [Minelli]. Nestes castings as profissionais não estão em vantagem. Queremos alguém que nos surpreenda" salienta Diogo Infante.

NOTAS

NA FASE SEGUINTE
Margarida Vaz tem o curso de Química e quer ser cantora. Cátia Garcia trabalha com FilipeLa Féria. Passaram à fase seguinte.

'SUPERSTARS'
Rita Burmester levou a filha, Matilde, de três meses. Nádia Correia e Filipa Correia, vencedora de ‘Família Superstar’ .

JÚRI E ACTRIZ
Henrique Feist e Ruben Alves foram os elementos do júri que ouviram ontem centenas de vozes entre elas a da actriz Alexandra Freudenthal, a ‘Julieta’ da novela ‘Tu e Eu’, da TVI.

Fernanda Bueno
In “Correio da Manhã”
6 de Maio 2008

Comments