Projecto 3008 em Estreia Absoluta no Viriato



Pioneiro na região, o Projecto 3008, que terá estreia absoluta no Teatro Viriato no dia 1 de Maio, alia de forma exemplar educação e cultura, teatro e dança, profissionais e não profissionais, o início da escolaridade e o seu final.

O projecto, originalmente concebido e concretizado pelo coreógrafo Paulo Ribeiro na década de 90, em Lisboa, é agora retomado em Viseu com uma nova direcção artística: Romulus Neagu (coreografia) e Rafaela Santos (encenadora). O principal objectivo foi envolver a comunidade escolar num projecto artístico, construído a partir das referências curriculares e baseado no contributo de todas as disciplinas.

Perto de 40 alunos das escolas EB 2/3 Infante D. Henrique e Secundária Emídio Navarro (de Viseu) cruzam-se em palco com quatro intérpretes profissionais. Ao longo de vários meses, os participantes escreveram um guião, ensaiaram sozinhos e em conjunto. E por fim, encontram o palco.

A aventura destes alunos começou em Setembro do ano passado, quando foram desafiados para desenvolver, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um projecto artístico nas áreas do Teatro e da Dança, em parceria com o Teatro Viriato e a Companhia Paulo Ribeiro.

Projecto 3008 estará em cena no Teatro Viriato nos dias 01, 03 e 04 de Maio para todos os públicos e nos dias 02 e 05 de Maio para público escolar. Este é considerado um projecto âncora do Teatro Viriato no que diz respeito ao trabalho que esta instituição tem desenvolvido com a comunidade.

Direcção artística Romulus Neagu (coreografia) e Rafaela Santos (encenação) Intérpretes António Cabrita, Francisco Campos, Joana Bárcia, Sophie Leso, alunos do 6º C da Escola EB 2,3 Infante D. Henrique e alunos do 12º D da Escola Secundária Emídio Navarro Desenho de luz Cristóvão Cunha Música Luís Pedro Madeira Vídeo Paulo Américo Produção Executiva Teatro Viriato Co-produção Teatro Viriato e Companhia Paulo Ribeiro

Comments