"Dois Solos" de Tiago Guedes no Negócio


De 25 a 30 de Março às 21:30

UM SOLO (2002)
MATERIAIS DIVERSOS (2003)

Na sequência da colaboração regular e aprofundada entre a ZDB e Tiago Guedes (Materiais Diversos), numa relação que se pretende impulsionadora, onde se partilha meios, espaços, conceitos, objectos e processos criativos, surge agora a oportunidade de rever, em Lisboa, duas das suas peças mais emblemáticas.
Um Solo, estreada em 2002, na ZDB no âmbito dos Encontros Imediatos do Festival Danças na Cidade e Materiais Diversos, criada em 2003 enquanto Tiago Guedes era artista associado da RE.AL, são peças que têm dado visibilidade nacional e internacional ao trabalho de Tiago Guedes. Ambas vencedoras do concurso Jovens Criadores, têm sido apresentadas em diferentes festivais e teatros de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Grécia, Eslovénia, Bélgica, Suiça, Áustria, Holanda, Reino Unido, Hungria e Brasil.
Esta apresentação, antes da estreia nacional da sua próxima obra Coisas Maravilhosas (Junho - Culturgest /AlKantara), constitui uma oportunidade de rever em Lisboa as obras iniciáticas deste criador, facultado contextualizar o universo de criação de Tiago Guedes, e permitindo uma visão mais ampla do seu corpo de trabalho.

Um Solo
"De que forma o privado é revelador do que realmente sou?"

Sob o néon, um ambiente branco, do chão às paredes. Foi esta espécie de página em branco que Tiago Guedes escolheu como ponto de partida em Um solo. Um espaço sem nome nem vocação particular, um espaço vazio, livre, simplesmente dispondo, ao longo do espaço, de vários sacos de papel kraft cuidadosamente alinhados. Nada de espectacular, portanto. Trata-se unicamente de um solo, um só, como um primeiro passo, um primeiro gesto acompanhado de uma questão: «como é que a esfera privada pode revelar o que somos realmente?».
Irène Filiberti

Concepção, espaço cénico e interpretação: Tiago Guedes
Co-produção: Bomba Suicida Festival Danças na Cidade
Produção Materiais Diversos
Apoio Martim Pedroso, Ricardo Matos Cabo, Galeria ZDB e Danças na Cidade.


Materiais diversos
“Ao tentar afastar-me cada vez mais de um espectáculo coreográfico, continuando o meu trabalho à volta dos materiais plásticos e da relação intérprete/função, uma inesperada aproximação à coreografia se revelou”, diz Tiago. De que forma e de onde se pode ainda extrair coreografia? Como é que, a partir de uma partitura à volta dos materiais, se pode reinventar essa mesma partitura e transformá-la em algo tão abstracto quanto possível?
Os "Materiais Diversos" usados por Tiago Guedes remetem para a evidência da sua funcionalidade, como se tudo não passasse de uma demonstração, mas acima de tudo para o jogo de construção e fantasia [não há que ter medo da palavra brincar: o seu poder evocativo está igualmente presente no acto criativo adulto, entregue a uma permanente reconfiguração íntima dessa realidade que é recebida como dado objectivo e fechado]. A sua assinatura é então "escrita" em cada acção figurativa, do corpo que "faz", apenas. A correspondência dos gestos em ambos os casos é no entanto a mesma, pelo que estamos perante a absoluta materialidade de factos que só podem ser entendidos à partida como abstracções, pois tudo o resto é imaginação [seja do artista-executante ou do observador-que-aprende-como-executar].

Concepção, coreografia e interpretação: Tiago Guedes
Luz: Caty Olive
Som: Raymond Scott
Assistente de direcção e consultor artístico: Marcelo Costa
Assistente de Ensaios: Inês Jacques
Direcção técnica: Mafalda Oliveira
Espectáculo foi produzido pela RE.AL na altura da sua criação.
Produção Materiais Diversos
Co-produção: Lille 2004, Capital Europeia da Cultura, Le Vivat (Armentières) e Dança para 4 Estações / Chão de Oliva
Projecto financiado: MC (Ministério da Cultura / IA (Instituto das Artes)
Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian
Agradecimentos: Martim Pedroso, Fapil/Fernando Teixeira, Júlio Dolbeth, Nuno Cabral, Eliane Dheygère, Centro Coreográfico de Montemor-o-Novo / Espaço do Tempo
Foto: Patricia Almeida

De 25 a 30 de Março às 21:30 (terça a domingo)
Entrada: 10 Euros

NEGÓCIO_Rua de O Século nº 9, porta 5.
Reservas: tel. 213430205 e reservas

Comments