"Malala, a Miúda que Ganhou" na Barraca


"MALALA, A MIÚDA QUE GANHOU é a mais recente produção d'A Barraca. É um espectáculo pensado e criado para circular e a partir de Setembro faz-se à estrada.
Mas não podíamos deixar de partilhá-lo com o público do Teatro Cinearte. Por isso, preparámos uma sessão especial no próximo dia 13 de Maio, às 21H00." - A Barraca 

SOBRE O ESPECTÁCULO E A HISTÓRIA

-Malala! Meu filho, esse nome quer dizer Dor. Sofrimento. E foste pôr esse nome à
criança.
-Meu pai, para mim, quer dizer coragem.

"Vamos contar a história de uma menina que nasceu no vale do Swat, entre o Afeganistão e o Paquistão; Malala, a filha do professor, uma menina que arriscou a vida para que as suas colegas e todas as meninas da sua terra pudessem ir à escola.
A vida de Malala em criança está repleta de cores e de cheiros de um vale que se extende até ao céu, de uma casa cheia de buganvílias e de uma escola que lhe serve de segunda casa, ou até de primeira casa. Na vida de Malala cruzam-se familiares que aderem a tradições ancestrais em que as meninas não vão á escola, e um pai para quem a educação é uma direito, um dever e um bem essencial, para meninos e para meninas. É uma vida em que a fé predomina mas, por enquanto, não sufoca.
Aos poucos, a Malala começa a dar-se conta de que nem todos os meninos e meninas vão a escola e daí, surgem outros pensamentos, faz outras perguntas e tira outras conclusões. Ela começa a ver os Talibãs à espreita por todos os cantos de Mingora e apercebe-se que talvez, em breve, deixará de poder ela também ir á escola. Quando a BBC lhe fornece a oportunidade de dar a conhecer ao mundo algumas destas impressões, ela aproveita.
A partir desse momento, tudo muda na vida da Malala. Acompanhamos o processo de crescimento desta pequena heroína e somos testemunhos das dificuldades que muitas crianças continuam a ter para assegurar um mínimo de condições de aprendizagem, e de sobrevivência neste mundo." - Maria do Céu Guerra

Criação, Narração e Interpretação: Maria do Céu Guerra
Pintura: Rouslam Botiev
Sitar: José Pato
Marionetas: Delphim Miranda
Técnico de Vídeo: Paulo Vargues
Assistente de Encenação e Video: David Medeiros
Produção e Relações Externas: Catarina Aidos
Design Gráfico: Inês Costa

"Malala, a Miúda que Ganhou" 
A Barraca Teatro 
Largo de Santos, nº2
1200-808 Lisboa
13 de Maio às 21:00H

Informações e reservas:
bilheteira@abarraca.com | barraca@mail.telepac.pt | Telefone: 213 965 360 | 213 965 275
913 341 683 | 968 792 495

Comments