O LU.CA - Teatro Luís de Camões, em Lisboa, inicia as comemorações do Dia Mundial do Teatro na sexta-feira com uma aula aberta, segundo a programação a decorrer nos dias 22 a 24 de março.
O Teatro propõe um programa que "resume a história" do seu edifício, "do que lá aconteceu e chegou" até hoje. "Para isso, o palco e a sala transformam-se numa grande sala de aula, de estar e de conversar", explicou a organização no comunicado hoje divulgado.
As comemorações têm início na sexta-feira, com uma aula aberta - "Memórias de um real teatro de bairro"- organizada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com especialistas das áreas da música, teatro e arquitetura, que vão falar sobre o LU.CA, antigo Teatro Real de Belém.
As apresentações, que têm o objetivo de resumir "a história de um edifício, do que lá aconteceu", contam com as participações dos investigadores José Camões, com uma panorâmica sobre o Teatro de Belém, e Paulo Roberto Masseran, com "O Mistério da Calçada da Ajuda", Maria João Almeida, que apresentará "Sacchi e companhia no teatrinho de Belém", Joana d'Eça Leal e Paula Gomes Magalhães, com "O Teatro no Belém-Clube", do musicólogo David Cranmer, que irá falar do fenómeno Metastasio em Portugal e no Brasil, e da profesora Ana Isabel Vasconcelos, com "O Teatro Luís de Camões: um teatro de bairro?".
No fim-de-semana, a programação da manhã passa por conhecer o interior do Teatro, com visitas guiadas e por uma oficina de Histórias Serigrafadas - "um projeto de arte participativa e relacional onde os participantes são convidados, pelo coletivo artístico Atelier SER, a produzir serigrafias que retratam as memórias destes dias", explicou a organização.
Na parte da tarde, haverá uma "partilha de histórias do Teatro Luís de Camões contadas na primeira pessoa por amigos, atores e vizinhos", uma oficina - "História que continua"-, que "junta as ideias e as memórias em forma de palavras, frases, fotografias e desenhos que vão estar ao dispor de quem quiser participar", e duas instalações em parceria com a Escola Superior de Educação Maria Ulrich, uma sobre os sons do teatro e a experiência sonora, e outra centrada em postais de atores, cantores e artistas que passaram pelo palco do Teatro.
No 'foyer', no entrepiso e na rua haverá atividades para as crianças, propostas que se "relacionam com a história e as pessoas que a fizeram".
O Dia Mundial do Teatro é celebrado em 27 de março.
LUSA
Programa para dowload aqui
Comments