"Exílio Atlântico", estreia de documentário no Funchal


No dia 3 de maio, às 19 horas, numa sessão de entrada livre, será exibido o documentário “Exílio Atlântico” que narra a história do plano de evacuação em massa da população de Gibraltar sob a ameaça do Exército Alemão transpor a barreira dos Pirenéus. O Poder Britânico compelido a militarizar o território colonial, teve de assegurar planos viáveis para os evacuados. Duas mil mulheres e crianças foram deportados para a ilha da Madeira, permanecendo em solo português até ao fim do conflito.
O filme propõe retratar uma geração que encara este período histórico de forma muito peculiar. Quem são estas pessoas, a que alguns se referiam como “Os Afortunados”? Que memórias guardam destes anos? De que maneira ficou marcada a sua passagem por tão pacata ilha?
Este filme foi apoiado pela autarquia com uma verba de 5.000 euros e destinou-se a suportar parte dos custos inerentes à realização do filme da autoria de Pedro Mesquita, que trabalha desde 1999 como diretor de fotografia e operador de câmara para canais televisivos e produtoras independentes, sendo de destacar as suas colaborações em projetos para o canal RTP 2, como “Consigo” e “Câmara Clara”. O Argumento é partilhado com Mattew Alexander, música original de Joel Frias e a produtora é a Infliel em coprodução com a Kontratiempo.

"Exílio Atlântico", Documentário
Teatro Municipal Baltazar Dias 
Av. Arriaga, 9000-060 Funchal
3 de Maio às 19:00H 
Entrada Livre 

Comments