Teatro da Didascália estreia "O Vigilante Noturno"


O Teatro da Didascália estreia a sua primeira criação de 2018 a 5, 6 e 7 de abril
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
O VIGILANTE NOTURNO é o novo projeto do Teatro da Didascália, o segundo numa linha de trabalho que vai ao encontro dos materiais, a partir dos quais a mão humana se serve para manipular, transformar e esculpir, dando asas a uma necessidade profunda do ser humano: criar.

REGISTO HORÁRIO

00:00h
Frio. Mais frio que ontem. Materiais, tudo no lugar, não tugem nem mugem.
Chegou o carregamento de baldes, plástico bom. São só meia-dúzia mas o estaleiro já parece outro.

01:00h
Os tijolos continuam a aborrecer-me. Estão demasiado bem-dispostos. Quando volto da ronda, apanho sempre algum fora do lugar. Se continuarem, vou ter que tomar medidas extremas.

01:02h
Pronto, já está! Acabaram de conhecer o martelo. Os materiais nem sempre têm razão.

02:00h
As madeiras começam a apresentar sérios sinais de stress. Está a ser difícil mantê-las no lugar. Tenho a sensação, de que ando a ser espiado por dois tubos de esgoto.

03:00h
O cascalho inicia um processo de boicote. Está instalado um clima de medo e tensão geral. A revolução dos materiais pode rebentar a qualquer instante. Estou sozinho.

04:00h
Uma corda atacou-me pelas costas. Desconheço os motivos da sua revolta. Estou encurralado e o balde olha para mim com um olhar furioso. Não sei quanto tempo mais conseguirei aguentar sozinho. Se ao menos a manhã chegasse. Os baldes novos estão do meu lado.

05:00h
O tijolo que eu pensava que era diferente, afinal é como os outros. São todos iguais, todos iguais, todos iguais.

06:00h
Se alguém estiver a ler este registo, é porque os materiais levaram a melhor.
--

Encenação e cocriação: John Mowat 
Assistência de encenação e cocriação: Cláudia Berkeley 
Apoio dramatúrgico: Jorge Louraço Figueira 
Interpretação e cocriação: Bruno Martins, Igor Gonçalves e Rui Souza 
Direção musical: Rui Souza 
Cenografia: Jorge Magalhães, Frederico Almeida 
Desenho de luz: Valter Alves 
Direção de produção: Jonathan da Costa 
Coprodução: Teatro da Didascália, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, CCVF – Centro Cultural Vila Flor 

Comments