5º Encontro Internacional Sobre Educação Artística


TONDELA, 5 A 7 DE ABRIL DE 2018
CULTURA, pois claro!

É o mote do 5º Encontro Internacional Sobre Educação Artística

O Encontro não é uma Conferência onde se ouvem discursos sábios, mas é um 'encontro' de investigadores que entendam juntar sua voraz vontade de se deslocarem de si, para uma procura de formas renovadas de se entenderem no modo como estabelecem as suas práticas em Educação Artística.

Em 2010 no M_EIA (MINDELO_Escola Internacional de Arte), em Cabo Verde/África), decorreu o I Encontro Internacional sobre Educação Artística (EI_EA1). No próprio encontro se decidiu sobre o interesse com a organização de um segundo evento que agenciasse novos debates sobre as complexas questões da Educação Artística.

Respondendo a esse interesse, realizou-se na cidade do Porto/Portugal, o EI_EA2, em Abril de 2012. Perante o interesse gerado e a crescente necessidade de se criarem espaços de debate, em 2014 realizou-se no Cariri/Brasil-CE, o EI_EA3, entendendo-se dever este evento passar a decorrer de dois-em-dois anos. Assim, em 2016, de novo em Cabo Verde realiza-se o EI_EA4. Formulou-se para o primeiro EI_EA (2010) o desejo de poder contribuir para se abrirem espaços de discussão que clarificassem a especificidade dos saberes e da investigação em Educação Artística e de se esboçar uma configuração atualizada de sua identidade. A adopção da designação de 'Educação Artística', assumida no título deste encontro, não pretendeu afastar outras designações, resultantes de percursos qualificados que em cada país ou contexto regional encontraram. O sentimento de que este é um campo feito da acumulação de saberes, vindos das teorias tecidas no interior da Educação Artística e das contribuições das Ciências da Educação e de um imaginário social sobre a Arte, suas práticas e atores, no atrevimento permanente de os questionar e de se abrirem outras possibilidades de acção.

Para 2018, programa-se a realização do EI_EA5, alojando-o em TONDELA, pequena cidade do interior de Portugal onde há mais de quarenta anos um grupo de interventores culturais promove uma singular acção cultural, envolvente das dinâmicas de desenvolvimento local. Com a ACERT e com o seu grupo TRIGO LIMPO, teatro ACERT, promove-se o V Encontro Internacional sobre Educação Artística que encara a "CULTURA, pois claro!" como mote para uma aproximação às dinâmicas do local e miolo para melhor se entender a partilha do devir e do comum.

mais aqui


Comments