"Toda a Cidade Ardia" regressa ao Teatro Aberto


"Toda a Cidade Ardia", texto e encenação de Marta Dias, baseado em poemas de Alice Vieira, regressa à Sala Azul do Teatro Aberto no dia 6 de Outubro às 21h30 para uma curta carreira de representações.
Estreado a 22 de Junho com bastante êxito, estiveram na estreia a autora Alice Vieira e o Ministro da Cultura, Dr. Luis Filipe de Castro Mendes, entre muitas outras personalidades da cultura, o espectáculo estará em cena apenas até dia 29 de Outubro.
“Toda a Cidade Ardia”, de Marta Dias, baseado em poemas de Alice Vieira, estará em cena de 6 a 29 de Outubro de 4ª a sábado às 21h30 e domingo às 16h.
 
No dia 6 de Outubro inaugura às 21h, em parceria com o Grupo Leya, uma “feira do livro” especial dedicada à autora Alice Vieira.

Com o subtítulo uma peça poética sobre o amor e a espera(nça), este texto conta a história de um amor imenso e impossível, que abarca a vida de uma mulher e, assim, os últimos setenta anos da História do nosso país, reflectindo as mudanças de ordem política, económica e cultural que se verificaram, através da sua vivência, das suas palavras.


SINOPSE
Quando começamos a dizer “Naquele tempo…”, é porque tudo mudou. O mundo mudou. Somos outros, agora.

E agora? O amor, que um dia nasceu, sobrevive? O que é, ao compasso dos dias e dos anos, dos segundos que suportam a nossa vida? O que é o amor, através da distância, guardado na memória, enquanto se espera (e se tem esperança)?

Ana tem uma história, feita de muitas histórias, que atravessa a História. Ela vai levar-nos através da cidade cinzenta, da cidade em chamas, de revoluções e cantigas de embalar, pelo barulho das rotativas, pelo cheiro a tinta e pelas palavras escolhidas com cuidado. Ela vai abrir todos os livros, dobrar as esquinas de todas as ruas e levar-nos pelo meio dos retratos desfocados do passado, pela alegria e pela serenidade dos dias em família, pela poeira do tempo que escorre, pelo silêncio da noite… vendo os ramos das árvores balouçarem e crescerem.


FICHA ARTÍSTICA
Texto de Marta Dias
Baseado em poemas de Alice Vieira

Encenação Marta Dias
Cenografia Marisa Fernandes
Desenho de Luz | Vídeo Aurélio Vasques
Figurinos Dino Alves
Coreografia Cláudia Nóvoa
Desenho de Som Sandro Esperança


COM
Ana Guiomar | André Patrício | António Fonseca | Catarina Moreira Pires | Emanuel Rodrigues | Madalena Almeida | Miguel Lopes Rodrigues | Sílvia Filipe | Vítor d’Andrade

M/12




Comments