Tuesday, January 13, 2015

Repatriamento de lusos para os Açores no Teatro Maria Matos

A peça "I don't belong here" ("Não pertenço aqui"), de Nuno Costa Santos e Dinarte Branco, que aborda o repatriamento de portugueses para os Açores, estreou, em Lisboa, no Teatro Maria Matos.

"I don't belong here", de acordo com a produção da obra, parte das memórias e da experiência de cidadãos portugueses, que cresceram nos Estados Unidos da América e no Canadá, com referências culturais distintas das suas origens, que entretanto foram repatriados para o arquipélago dos Açores, na conclusão de processos judiciais.

O projeto, desenvolvido a partir de um desafio do Observatório dos Luso-Descendentes ao encenador e ator português Dinarte Branco, reúne atores profissionais e algumas das pessoas que passaram pela experiência da deportação.

"Em conjunto, desenvolveu-se um trabalho de construção do texto e do espetáculo a partir da reconstituição biográfica de memórias da infância nas ilhas - a partida com a família, a adolescência, a entrada no universo da criminalidade, o julgamento e a dupla pena: a prisão, o repatriamento e, agora, a vida na ilha", lê-se na apresentação da peça de teatro.

A obra, com encenação de Dinarte Branco, tem interpretações de Zita Almeida, António Brum, Cláudia Gaiolas, José Leandro, Tiago Nogueira, Paulo Pacheco, Luís de Sousa e fica em cena até dia 15 (exceto segunda-feira), no Teatro Maria Matos, em Lisboa, com representações às 21:30 (no domingo, às 18:30).

Depois da estreia em Lisboa, a peça vai estar em cena no Teatro Virgínia, Torres Novas, no próximo dia 17 e, de 21 a 25 de janeiro, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

Em junho, "I don't belong here" inicia uma digressão que vai passar pelo Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, o Centro de Artes de Ovar, o Teatro Viriato, em Viseu, e por diversos locais do Arquipélago dos Açores, ainda por definir, a partir do dia 26 de junho.

"I don't belong here" teve antestestreia no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, no passado mês de dezembro.



I Don't Belong Here from Dinarte Branco on Vimeo.

No comments: