"Hanjo" de Mishima na Comuna






Hanjo (1956) representará uma surpresa para os menos conhecedores, pensando erradamente que a morte é a única inquietação de Mishima, como suscitará o escândalo para os entendidos no teatro Noh. Não mostrando uma formalidade radical, Mishima inverte do avesso as intenções aparentes desta curta peça, tornando-a uma digna representante das tragédias silenciosas, na esteira da moderníssima escrita psico-sexual dos seus contemporâneos. Também o final de Hanjo, é deliberadamente aberto para sublinhar a última linha da personagem Jitsuko: sorrindo com a impossibilidade de qualquer tipo de felicidade; guardando a beleza só para ela.

Yoshio, um jovem, apaixona-se por Hanako, uma gueixa. Como não podem ficar juntos, trocam os seus leques como promessa do seu amor. Yoshio não volta e Hanako perde a razão. Um ano e meio depois, Jitsuko, uma pintora, conhece Hanako e convida-a a viver com ela em Tóquio. Durante todo esse tempo, a gueixa vai diariamente à estação de comboios esperar Yoshio.Três anos depois de os amantes se separarem, Jitsuko lê, no jornal diário, um artigo sobre Hanako. Nele divulga-se onde vive a jovem do leque e Jitsuko, com medo que Yoshio as encontre e separe, decide fazer as malas e fugir. Hanako volta a casa muito cansada da sua espera diária. Jitsuko tenta convencê-la, sem êxito, de que devem sair juntas à procura de Yoshio por todo o Japão pois essa será a única maneira de se encontrarem. Hanako não aceita e vai descansar. Ela só sabe esperar.

Autoria Yukio Mishima; Encenação e Tradução Paulo Lage; Interpretação Elmano Sancho, Joana Metrass e Suzana Borges; Cenário Ana Paula Rocha; Figurinos Graça Rodrigues; Obras de arte Adriana Molder; Produção Culturproject;


Após o espectáculo poderá visitar o cenário de Ana Paula Rocha e Contemplar as obras de arte elaboradas propositadamente para este espectáculo pela artista plastica Adriana Molder.
Teatro da Comuna
Praça de Espanha, Lisboa
De 2 de Setembro a 6 de Setembro, às 22 horas
Excepto domingo dia 5 que a sessão se realiza às 17 horas
Preço: 10.00€ - Preço normal 7.50€ - Estudantes e Reformados
Reservas e Informações: 217 941 252, site: http://hanjo-mishima.blogspot.com/

Comments

MFcastings said…
Meus amigos
muito obrigado pelo apoio.
Vamos todos ao Teatro da Comuna de 2 a 6 Setembro
Obrigado