Festa do Teatro de Setúbal







A Escola Secundária Sebastião da Gama, as praças do Bocage e da República, o Convento de Jesus, o Parque do Bonfim e Club Setubalense são 'palco' da XII Festa do Teatro, que começa a 21 de Agosto em Setúbal.

O festival abre com uma exposição de artes plásticas com obras de artistas locais sobre peças levadas à cena pelo Teatro Estúdio Fonte Nova - companhia totalmente subsidiada pela câmara local - a inaugurar no dia 21, às 19:00, na Escola Sebastião da Gama - antiga Escola Industrial e Comercial assim designada por o poeta aí ter leccionado.
O Teatro ao Largo (companhia itinerante de Vila Nova de Milfontes), o Peripécia Teatro (Vila Real), o TRIGO LIMPO teatro ACERT (Tondela), a companhia catalã Jordi Bertrán (Barcelona), a ESTE - Estação Teatral da Beira Interior (Fundão) e o Teatro dos Aloés (Amadora) são os participantes desta edição.
À excepção de 'As Guerras de Alecrim e Manjerona' de António José da Silva, pelo Teatro ao Largo (dia 22), no Parque do Bonfim, as restantes peças são todas apresentadas no novo ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama e começam às 22:00, tal como as restantes iniciativas do programa.
'Chovem amores na rua do matador', com texto de José Eduardo Agualusa e Mia Couto (TRIGO LIMPO, dia 28), no dia seguinte 'Poemes Visuals', uma ideia original, com direcção artística do catalão Jordi Bertrán, que especialistas consideram um dos mais reputados manipuladores de fantoches, e 'Saguão', do italiano Spiro Scimone, (Teatro dos Aloés, 03 de setembro) constam da programação.
A projecção de dois filmes realizados por Charlie Chaplin - 'Tempos Modernos', nos claustros do Convento de Jesus (dia 22), e 'O Grande Ditador'(dia 26), na Praça do Bocage, no 70.º aniversário da estreia deste - faz também parte do programa.
O dia 27 é dedicado à música, com um concerto pela cantora e compositora açoriana Alexandra Boga, a acordeonista setubalense Celina da Piedade - que já colaborou com músicos como Rodrigo Leão, António Chaínho, os Dazkarieh ou o compositor italiano Ludovico Einaudi - e o quarteto setubalense 'João da Ilha', no dia 27, nos claustros do Convento de Jesus.
'Democratização da Cultura/Teatro' é o tema da conferência em que participam Manuel Araújo, colaborador da Casa da Achada/Centro Mário Dionísio, Carlos Fragateiro e a deputada socialista Catarina Marcelino, no dia 31, no Club Setubalense. Um dia depois, neste clube serão apresentadas seis curtas metragens, cinco das quais realizadas por jovens de Setúbal.
A XII Festa do Teatro encerra a 04 de Setembro com um espectáculo na Praça da República, frente à Fundação Inatel, com a participação de vários criadores das áreas do teatro, música, poesia, dança e artes plásticas.

Comments