CNB faz sessões especiais de "Cantata" e "Coppélia" para escolas em Fevereiro e Março







A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai apresentar os espectáculos "Cantata" e "Coppélia" em sessões especiais para escolas durante Fevereiro e Março de 2009, no Teatro Camões, dando a conhecer a "arte do movimento" ao público jovem.

Na sua programação anual, a CNB integra habitualmente sessões com objectivos pedagógicos para os jovens, visando introduzi-los no mundo da dança e, ao mesmo tempo, formar novos públicos.

"Cantata", uma coreografia de Mauro Bigonzetti remontada por Carlos Prado, tem música criada a partir de temas tradicionais do sul de Itália dos séculos XVIII e XIX, interpretados pelo Gruppo Musicale Assurd, e estará no palco do Teatro Camões nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro pelas 15:00.

Esta coreografia para um público a partir dos seis anos aborda as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, querelas e ciúme, rendendo homenagem à cultura e tradição musical italianas.

Em Março, a CNB fará três espectáculos com "Coppélia ou A Rapariga dos Olhos de Esmalte", uma coreografia de John Auld segundo Arthur Saint-Léon, Marius Petipa e Enrico Cecchetti, acompanhada de música de Léo Delibes e argumento de Charles Nuitter e Arthur Saint-Léon (a partir de Ernst Hoffmann).

Trata-se de um bailado que conta a história de Swanilda, cujo namorado, Franz, fica deslumbrado pela bela rapariga que vê à janela do fazedor de bonecos Dr. Copélius.

Swanilda fica com ciúmes da rapariga e resolve pôr à prova a fidelidade de Franz, mas vão ambos descobrir que Coppélia era uma boneca.

Os espectáculos de "Coppélia" são dirigidos ao público com mais de quatro anos e realizam-se no Teatro Camões nos dias 18, 25 e 26 de Março às 15:00.
Lusa/Fim

Comments

Popular Posts